Bebeu demais e pode se arrepender de fotos e vídeos que enviou pelo WhatsApp? As mídias enviadas podem lhe comprometer posteriormente se ficarem salvas? Para garantir mais segurança no bate-papo, o aplicativo de mensagens instantâneas adicionou, recentemente, um novo recurso que exclui automaticamente a imagem ou vídeo enviado. Isso acontece quando o usuário aciona determinado botão, fazendo com que a pessoa do outro lado possa ver o arquivo apenas uma vez. Após a visualização imediata, o conteúdo enviado desaparece.
A ferramenta foi implementada nos últimos dias pelo WhatsApp e, além de oferecer mais privacidade aos usuários, garante a possibilidade de mais espaço de armazenamento no celular. O recurso tem o mesmo funcionamento em grupos com mais de uma pessoa.
O passo a passo começa da forma como você já está acostumado a enviar mensagens para seus amigos. Abra a conversa e clique em adicionar foto/vídeo.
Ao selecionar a mídia que deseja enviar, vai perceber que há o número 1 dentro de um círculo, no canto direito da caixa de texto. Você deve clicar ali para acionar a opção de mensagem com visualização única.
Ao clicar na opção, vai aparecer na tela: "Foto de visualização única". A mensagem significa que você deseja mandar uma mídia que só pode ser vista uma vez. Pronto, agora é só enviar.
A mensagem funciona de maneira diferente. Você não terá acesso ao arquivo que enviou, uma vez que o chat não registra aquela conversa após a primeira visualização. O símbolo do novo recurso é o que irá aparecer na sua tela.
Assim que o usuário receber a sua mensagem, ele será avisado que aquela é uma nova ferramenta. Quem estiver do outro lado só poderá ver a mídia uma vez. Depois disso, não haverá registro daquele envio no chat. "Mensagem aberta", mostra o aplicativo na tela de quem recebeu a mensagem. Caso você queira ter aquele arquivo de forma permanente no seu celular, basta tirar um print da tela. Quem enviou não será notificado.
Além do arquivo que some automaticamente, o WhatsApp lançou outra novidade: mensagens temporárias. É uma opção para administradores de grupos do aplicativo liberarem espaço de armazenamento no aparelho. Se ativado, as conversas serão apagadas a cada sete dias.
Clique nas informações do grupo. As opções aparecem quando você pressiona o nome da comunidade.
Como administrador, você pode silenciar conversas, adicionar ou excluir novas pessoas, além de selecionar mensagens temporárias. Clique na opção "mensagens temporárias". Se a ferramenta ainda não foi utilizada, deve aparecer como desativada.
"Ao ativar esse recurso, novas mensagens desaparecerão dessa conversa após 7 dias", explica o aplicativo. Apenas administradores podem coordenar a função. Clique em "ativadas".
Pronto, está valendo. Tudo que for enviado a partir de agora no grupo será apagado daqui a sete dias.
A mensagem de alerta aparece para todos os usuários. Só os administradores podem alterar a função.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta