Em um dos principais centros comerciais de Vila Velha, os pedestres precisam redobrar a atenção, pois a calçada da Rua Moacir Veloso, na Glória, tem vários bueiros destampados que podem gerar graves acidentes. Alguns estão cheios de lixo ou com grandes objetos – como cone e pneu – em cima para sinalizar o vão. Já outros, estão completamente abertos.
Localizada na Praça Meyerfreund, essa calçada fica atrás da fábrica da Garoto. Ou seja, o fluxo de pessoas é grande, já que funcionários trafegam diariamente por ali e o endereço está nas proximidades de lojas e bancos. Um vídeo enviado para A Gazeta mostra nove bueiros abertos, dos quais cinco ocupam quase todo o espaço destinado aos pedestres.
Quem fez as imagens acima é a autônoma Simone Carla Martins Carneiro, 52 anos, que passa pela rua com frequência. Segundo ela, as calçadas em mau estado de conservação, com a presença de "buracos", são um perigo e uma falta de respeito com a população em geral.
Ainda segundo Simone, ao chegar perto é possível notar a presença de uma grande quantidade de lixo que já se acumula. "Quando você chega mais perto das crateras dá para ver que tem muito lixo dentro. Pode ter algum objeto cortante. Se alguém cair com o pé ali dentro, gera uma situação perigosa", completa.
No vídeo, também é possível ter uma noção da profundidade dos bueiros. No quarto vão registrado na gravação, o único espaço que não está comprometido é ocupado por um poste. Ou seja, as únicas alternativas para quem passa a pé pela região é pulá-lo ou andar na rua.
A reportagem de A Gazeta entrou em contato com a Prefeitura de Vila Velha, com a Cesan e com a Fábrica de Chocolate Garoto.
A Prefeitura de Vila Velha e a Cesan afirmaram, por meio de uma nota, que enviarão fiscais ao local para notificar a empresa responsável pelo terreno, "orientando, neste primeiro momento, para que realize a manutenção e limpeza dos buracos abertos na calçada".
Já a Chocolate Garotos informou que as tampas de metal dos bueiros localizados na parte de trás da fábrica foram furtadas. "A empresa já está em contato com fornecedores para resolver a questão o mais rápido possível. As novas tampas serão soldadas, evitando que casos como esse voltem a se repetir. A Garoto reitera o respeito pela cidade e o orgulho de ser capixaba”, concluiu.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta