> >
Peixe com "dentes humanos" é pescado no ES e ganha a internet

Peixe com "dentes humanos" é pescado no ES e ganha a internet

Animal foi comprado em Anchieta, na região Sul, por turistas mineiros. Vídeo com o sargo-de-dentes tem mais de 5 milhões de visualizações

Publicado em 10 de janeiro de 2025 às 20:25

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura

Um peixe com 'dentes humanos' foi pescado em Anchieta, no Sul do Espírito Santo, e viralizou nas redes. Uma família de Belo Horizonte, Minas Gerais, comprou o peixe e só percebeu a 'dentadura' quando o animal já estava indo para a grelha. Com a dúvida, a turista mineira Paula Moreira fez um vídeo se perguntando que peixe era aquele e a publicação já passava de cinco milhões de visualizações nesta sexta-feira (10).

"Não, mas dente assim? Igual dentadura? Olha aqui! Parece dente de gente, sem brincadeira. Quê isso? Não dá uma gastura?", narrou a mineira no vídeo em tom de incredulidade.

Em outras imagens, a família aparece brincando com o peixe antes de levar para a grelha.

Peixe sargo-de-dentes foi comprado em Anchieta, no Sul do Espírito Santo, e viralizou por dentes que lembram os de um humano
Peixe sargo-de-dentes foi comprado em Anchieta, no Sul do Espírito Santo, e viralizou por dentes que lembram os de um humano. ( Reprodução/Redes sociais)

Mas afinal, que peixe é esse? Foi a pergunta que mais apareceu no vídeo feito pela mineira. Algumas pessoas chegaram até a comentar que era montagem.

O g1 Espírito Santo conversou com um biólogo especialista em peixes que explicou que se trata de um sargo-de-dentes, comum no litoral brasileiro (veja mais detalhes sobre o peixe no final da reportagem).

A pescaria foi feita no dia 30 de dezembro, mas a turista só publicou o vídeo na última segunda-feira (6). Foi só as imagens aparecerem na internet que a dúvida da família também foi a dos internautas.

A empreendedora e turista Paula Moreira, de 37 anos, contou que o então almoço de família no fim de ano virou uma grande diversão.

"Estávamos em uma viagem em família, nossa avó já tá com 94 anos e a gente quis fazer um esforço porque ela ama praia, ama o Espírito Santo e em especial a Praia de Porto Velho. A gente já foi pensando em comprar os peixes para gente levar e comer no réveillon. Foi quando veio esse peixe bem diferente. A princípio eu não tinha reparado, levamos para casa, limpamos os peixes, e chamou muito a atenção da arcada dentária. Quando meu namorado colocou o peixe na grelha, me chamou muito a atenção porque estava muito engraçado, aquele peixe com um dentão assim para fora, parecendo uma pessoa", brincou a empreendedora.

Além do sargo-de-dentes, a família comprou outros dois peixes: corvina e pescada. Os três custaram R$ 300.

A princípio, a mineira colocou o vídeo apenas para os amigos. Mas depois de tantos pedidos, ela publicou as imagens e percebeu que muita gente tinha a mesma dúvida que ela. Em menos de 24h já havia batido um milhão de visualizações.

Família mineira comprou corvina, no meio o sargo-de-dentes e a pescada para fazer no ano novo em Anchieta, Sul do Espírito Santo
Família mineira comprou corvina, no meio o sargo-de-dentes e a pescada para fazer no ano novo em Anchieta, Sul do Espírito Santo. ( Reprodução/Redes sociais)

A aparência curiosa do peixe não foi empecilho para que a família saboreasse o pescado. Mas para a empreendedora foi um pouquinho diferente.

"Eu estava louca para comer peixe. De tanto eu pedir, foram lá. Na hora que vi, deixei todo mundo comendo, fiz meu prato de salada. Mas por fim não tive coragem de comer, na hora eu não sei, não consegui, mas minha família disse que é muito saboroso, delicioso, é bom para fazer na grelha. Gostaram tanto do peixe que só sobrou os dentes', brincou a mineira.

A família que tem o hábito de viajar para o Estado, agora vai ter mais uma história para contar, e não é de pescador.

"A gente viaja desde que eu me entendo por gente, porque meu tio mora em Anchieta, então tem mais de 30 anos com certeza. Mesmo indo sempre nunca tínhamos comprado esse peixe. Agora virou um caso da família, uma história divertida para contar", comentou.

Alimentação

A empreendedora disse que muitas pessoas que viram a foto pensaram que tinha feito uma montagem e colocado digitalmente os dentes no peixe. Mas, de acordo com o biólogo especialista em peixes, João Luiz Gasparini, o sargo-de-dentes possui um tipo de arcada dentária que ajuda na alimentação.

"Ele tem dentes incisivos e fortes que parecem o dente humano. Isso é devido à evolução. O animal come mariscos, arranca até mexilhão, sururu da pedra, então ele precisa de dentes muitos fortes. Ele tem dente também em cima do céu da boca, e esses dentes são todos arredondados, então ele esmigalha conchas, caramujos, caranguejos", explicou o biólogo, que também integra a equipe do Projeto de Monitoramento das Atividades Pesqueiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Peixe sargo-de-dentes é comum em todo o litoral do Brasil e foi pescado em Anchieta, no Sul do Espírito Santo
Peixe sargo-de-dentes é comum em todo o litoral do Brasil e foi pescado em Anchieta, no Sul do Espírito Santo. ( Reprodução/Redes sociais)

Inclusive, o biólogo encontrou o sargo-de-dentes vendido em um mercado de Anchieta, na mesma cidade que a turista comprou o pescado. O animal pode chegar até 90 centímetros e pesar quase 10 quilos.

É um peixe marinho típico de baías e enseadas que pode entrar em manguezais e estuários e pode ser encontrado desde o Caribe até o Sul do país.

Álvaro Martins, presidente da colônia dos pescadores de Vitória, pontuou que o sargo-de-dentes é um peixe fácil de encontrar, mas não é muito popular.

"São peixes poucos conhecidos, mas é ótimo, tanto faz assado como moqueca, carne branquinha. Além disso, tem um preço bom, tipo R$ 25 o quilo", disse.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais