Uma grande quantidade de peixes em uma lagoa do bairro Interlagos, em Linhares, Norte do Espírito Santo, chamou a atenção de moradores da região. O caso aconteceu depois das fortes chuvas que atingiram o município esta semana. A cena foi registrada nesta quarta-feira (10), pela reportagem da TV Gazeta Norte, que estava no local mostrando a queda do muro de uma casa.
Na imagem é possível ver que diversos peixes ocupam um ponto mais superficial da lagoa. Segundo o biólogo e secretário de Meio Ambiente de Linhares, Fabrício Borghi Folli, os peixes, que estão vivos, ficam nesse ponto porque estão buscando um espaço para respirar e se alimentar.
"Esses peixes estão próximos a uma manilha de escoamento de água da chuva. Esse é um período onde há menor incidência de luz e maior consumo de oxigênio pelas algas da lagoa", explica.
Fabrício afirma que, com as algas consumindo mais oxigênio, os peixes ficam mais próximos da superfície, pois a quantidade de oxigênio no interior da lagoa é menor. "Há muitas ligações de esgoto clandestinas perto das lagoas do município. Muitos dejetos são jogados nelas, aumentando a quantidade de microrganismos", conta.
O secretário explica que o município faz a limpeza das lagoas, mas reconhece que o trabalho é difícil. "Há muitas ligações clandestinas que jogam dejetos nas lagoas", explica.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta