A madrugada do primeiro auge da chuva de meteoros Perseidas aconteceu no início da madrugada desta quinta-feira (12), e apesar de ainda não dar para contabilizar a quantidade de "riscos brilhantes" vistos no céu, a estação de monitoramento de meteoros da Luciana Fontes, associada da Exoss Citizen Science, que fica em Vitória, registrou alguns eventos. Veja abaixo.
A câmera de videomonitoramento do morador de Vila Velha Danilo Silva, que possui o equipamento em uma propriedade particular na Praia da Costa, também captou o registro de um meteoro no céu da região. O fenômeno aparece no canto superior esquerdo do vídeo. Confira abaixo.
À reportagem de A Gazeta, Luciana explicou que é no Norte do Brasil o melhor ponto de observação da Perseidas. Ela afirmou que as previsões feitas pela International Meteor Organization (IMO) apontam para taxas máximas entre 25 e 40 meteoros por hora na região.
A IMO também prevê que a região Nordeste pode ter entre 15 e 30 meteoros por hora; a Centro-Oeste entre 8 e 20 meteoros por hora; a Sudeste entre 5 e 10 meteoros por hora e a região Sul não deve esperar taxas maiores que 5 meteoros por hora.
Apesar deste quantitativo, o correspondente de Astronomia do Instituto Climatempo, Marcos Calil, frisou à reportagem de A Gazeta nos últimos dias que na Região Sudeste, por exemplo, a visualização da chuva é bem prejudicada, por isso é importante seguir as dicas para ter boas condições ao observar o céu.
Para Calil, são esperados cerca de 100 meteoros a cada uma hora. "Essa é chamada a Taxa Horária Zenital (THZ). Com relatos de observadores, colegas e amigos, mantemos essa previsão. Mas é importante ressaltar, para não causar muitas expectativas para os capixabas, que quem está na região Sudeste do Brasil provavelmente não vai conseguir ver 100 meteoros por hora", complementou.
A Exoss Citizen Science explicou que a Perseidas é um evento anual, que acontece quando a Terra passa através de uma região com grande concentração de detritos deixados por um cometa. O vídeo apresenta registros de observadores do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O projeto pede que, quem visualizar um meteoro que quiser compartilhar, é só fazer o relato em exoss.imo.net.
E as primeiras horas desta sexta-feira (13), prato cheio para os supersticiosos, também promete ser de auge da Perseidas. As dicas são as mesmas:
E para te ajudar a saber para onde olhar, relembramos aqui como identificar os pontos cardeais:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta