O avanço dos casos do novo coronavírus no Espírito Santo preocupa especialistas e a previsão para o desenrolar da pandemia não é positiva. O retrato mais atualizado sobre a situação do Estado aponta que a taxa de contágio da Covid-19 (chamada de "Rt") não está atingindo um patamar adequado abaixo de 1 para que se continue tendo um controle do espalhamento do vírus pela população.
Em entrevista à CBN Vitória nesta terça-feira (26), a pós-Doutora em Epidemiologia e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ethel Maciel, alertou que estamos à beira de um colapso. A pesquisadora explicou que com uma taxa Rt de 0,8, 10 pessoas infectadas transmitem para 8 pessoas saudáveis, diminuindo o alcance do vírus. Na taxa atual (1,84) estamos quase dobrando o contágio, pois 10 pessoas infectadas infectariam aproximadamente outras 18 que infectariam 32, em uma função exponencial.
"Nesse ritmo, estamos no rumo do colapso do sistema de saúde, que significa a falta de leitos para novos casos e um aumento inevitável do número de óbitos", afirmou. Ethel também destacou que já há falta de insumos e de profissionais de saúde em todo o país. A epidemiologista ainda explicou que negros e fumantes têm mais riscos de morrer no Espírito Santo de Covid-19.
Com informações de Fernanda Queiroz, da CBN Vitória.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta