> >
PM faz manobra de Heimlich e salva funcionária de supermercado em Vila Velha

PM faz manobra de Heimlich e salva funcionária de supermercado em Vila Velha

A aluna soldado Iara Bonifácio almoçava no mesmo local que a trabalhadora e correu para realizar a manobra. Em poucos segundos, a colaboradora foi salva e apresentou melhora

Publicado em 2 de outubro de 2024 às 15:42- Atualizado há 13 horas

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

A funcionária de um supermercado em Vila Velha passou por momentos de apuros durante o horário de almoço e contou com a ajuda de uma aluna soldado da Polícia Militar para ser salva de um engasgo.

A operadora de caixa Lorena Mariano estava almoçando e se engasgou. Ela ainda tentou correr e buscar um bebedouro, mas não conseguiu. Na cena registrada por uma câmera dentro do estabelecimento, a aluna soldado Iara Bonifácio aparece conversando e salvando a trabalhadora, utilizando a manobra de Heimlich.

A ação durou poucos minutos, entre o início do engasgo e o salvamento. De acordo com a operadora de caixa, o susto aconteceu na última quinta-feira (26). Após a manobra, ela foi avaliada pelos policiais militares no local e ficou bem. Lorena Mariano conversou com a reportagem da TV Gazeta e contou como tudo aconteceu.

Lorena Mariano, operadora de caixa, engasgou e teve ajuda de uma soldado da PM
Lorena Mariano, operadora de caixa, engasgou e teve ajuda de uma soldado da PM. (Fernando Estevão)
Aspas de citação

Senti que engasguei, aí levantei para tentar beber água, mas não foi um engasgo normal. Não consegui chegar no bebedouro e sentei. Ela [soldado] fez a manobra em mim e eu voltei. Eu agradeci a ela muito, muito mesmo. Me deu uma oportunidade nova de viver. Se ela não estivesse lá, eu não teria sobrevivido

Lorena Mariano
Operadora de caixa de supermercado
Aspas de citação

Lorena estava almoçando perto de alunos da Polícia Militar, por isso a agilidade na ajuda. A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros usada para desobstruir as vias aéreas de uma pessoa que está engasgada, geralmente por alimentos ou pequenos objetos. O objetivo é aplicar pressão no diafragma, forçando o ar dos pulmões a expelir o objeto que está bloqueando a traqueia.

 Iara Bonifácio, de 29 anos, está passando pelo processo antes de se tornar oficialmente uma soldado da Polícia Militar do Espírito Santo. A formatura, segundo ela, acontece no fim do mês de outubro.

Em conversa com a reportagem de A Gazeta, Iara Bonifácio contou que esta foi a primeira vez que realizou a manobra de Heimlich fora da formação como policial. O procedimento já havia sido estudado e aplicado nas formas teórica e prática, segundo ela.

Aspas de citação

O primeiro contato que tive com a manobra foi durante a formação. Dentro da grade do curso, há uma matéria de primeiros socorros. Lá a gente aprende tudo e como fazer. Mas meu primeiro contato foi ali na hora. Nem deu tempo de sentir dificuldade. Foi só colocar em prática o que a gente havia aprendido e deu tudo certo

Iara Bonifácio
Aluna soldado da PMES
Aspas de citação

Segundo a aluna, a ocorrência no supermercado em Vila Velha cumpre o que ela esperava quando entrou na PM: Servir à população. "Poder atender à população é muito gratificante. Também é gratificante ver o reconhecimento. Servir é um dos pilares da Polícia Militar", disse à reportagem.

Após a manobra de Heimlich, a operadora de caixa Lorena Mariano apresentou melhora. A aluna soldado Iara Bonifácio voltou ao trabalho diário na Polícia Militar.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais