Após anunciar que os bares do Centro de Vitória teriam que fechar até as 23 horas, nos dias de carnaval, a Prefeitura de Vitória recuou de sua decisão e não vai mais publicar o decreto que estabelecia o limite de horário durante a folia. Embora a administração municipal tivesse divulgado a medida restritiva, ressaltando que tinha o aval de comerciantes, muitas queixas foram feitas por donos de estabelecimentos da região.
Entre outras reclamações, eles apontavam que a limitação estava prevista apenas para o Centro de Vitória, entre 17 e 22 de fevereiro, mantendo a atividade comercial sem restrições em outras regiões de bares.
Antes da decisão definitiva da prefeitura, o diretor-presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Espírito Santo (SindBares), Rodrigo Vervloet, lamentou que a entidade não tivesse sido chamada para a reunião em que foi estabelecida a restrição de horário, inclusive para que pudesse avaliar o impacto da medida.
O Centro de Vitória é um reduto de blocos, que, neste ano, deverão encerrar os desfiles até as 18 horas. Depois, os foliões costumam se dispersar, mas muitos também param em bares da região para continuar a festa.
A limitação de horário, segundo havia informado a prefeitura em um primeiro momento, foi debatida na reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), com a participação das polícias Civil e Militar, do Ministério Público e de secretarias municipais de Meio Ambiente, Desenvolvimento da Cidade e Vigilância Sanitária, para disciplinar a ordem pública e a emissão de som.
Depois de resolver não publicar o decreto, a administração voltou a ser procurada e, em nota, argumentou que ainda não havia ato oficial determinando o limite de horário, mas, sim, uma alternativa que havia sido acordada por todos os participantes da reunião de quarta-feira (15), com comerciantes e moradores.
A Prefeitura de Vitória esclarece que não houve publicação de ato oficial da municipalidade limitando o horário de funcionamento de bares no Centro de Vitória. Na última 4ª feira (15), a partir de solicitações dos moradores da região, com base em números de ocorrências registradas nos anos de 2019 e 2020 e com o objetivo de resguardar a segurança dos cidadãos, foi realizada uma reunião com donos de bares do Centro e discutiu-se democraticamente a alternativa de fechamento dos estabelecimentos às 23 horas.
Medida consensualmente acatada por todos os presentes e devidamente registrada em ata assinada por todos. Seguindo o princípio do amplo diálogo, a municipalidade manteve o permanente diálogo e continuou ouvindo propostas de proprietários de bares e registrou algumas discordâncias, manifestadas após a citada reunião, em relação à limitação de horário.
Dessa forma, nesta quinta-feira (16), a prefeitura convidou os comerciantes para nova rodada de diálogo. Na ocasião, considerando as ponderações apresentadas após a reunião da última quarta-feira, foi anunciado que, seguindo o princípio da livre iniciativa, fica facultado a cada um o horário de funcionamento dos estabelecimentos na região do Centro de Vitória durante o carnaval. A medida garante o lazer e a diversão nos dias de folia para acompanhar os desfiles de blocos autorizados pela municipalidade.
Por fim, a PMV informa que a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) vai empenhar o efetivo durante o carnaval, priorizando eventos dos dias alusivos, em locais estratégicos dos espaços público, como também atuará com videomonitoramento, a exemplo das ações realizadas no Réveillon e no desfile das escolas de samba, que reuniram grande público, de forma pacífica e organizada.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta