Dizem que Papai Noel vive no Polo Norte, mas a verdade é que o bom velhinho também tem um cantinho em Vila Velha. Com direito à caixa de correio especial e centenas de ornamentos e luzes, a residência, que fica na Praia da Costa, encanta há dez anos quem passa pela região.
A guardiã da casa, ou melhor, a proprietária, é a aposentada Silvia Diniz. Todo Natal, ela e a irmã enfeitam cuidadosamente cada pedaço do quintal, além da parte interna da residência. A tradição começou para agradar as netas, ainda crianças, e se manteve ao longo da última década.
Silvia confidencia que a decoração dá trabalho e demora cerca de quatro dias para ficar pronta.
"A gente começa a montar no Feriado de Finados. Dá um cansaço quando termina tudo, mas a gente curte muito fazer isso. E todo ano tem algo diferente, a gente cria alguma coisa nova", conta.
Este ano, a aposentada fez uma caixa de correio do Papai Noel e foi surpreendida com uma cartinha que não era um pedido, mas um agradecimento.
"Mandaram uma carta anônima agradecendo a gente por manter essa tradição há tempo tempo, que leva a magia do Natal para tantas famílias. Foi algo que eu me emocionei muito em ler, porque a gente faz isso por prazer, pensando nas lembranças que as crianças, principalmente, vão carregar para o resto da vida", afirmou.
E o que não falta é gente visitando a residência, que, durante o Natal, vira um verdadeiro ponto turístico da cidade canela-verde. Silvia conta que algumas crianças vão de manhã para conversar com Papai Noel e voltam à noite para ver as luzes ligadas. E tem algumas que até acreditam que o bom velhinho vive mesmo por lá.
"Uma vez, uma criança me viu aqui dentro e perguntou o que eu estava fazendo aqui, porque era a casa do Papai Noel e adulto não podia entrar", contou aos risos. "Tive que dizer que era ajudante do Papai Noel."
E alguém tem dúvidas que Silvia é uma ajudante do Noel? Com certeza, uma das guardiãs do espírito natalino, que há dez anos renasce na Praia da Costa, em Vila Velha.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta