As ruas de alguns bairros de Vitória serão revitalizadas para dar lugar a polos gastronômicos na cidade. Entre os locais estão velhos conhecidos dos amantes da boa comida e dos boêmios, como é o caso da Rua da Lama, em Jardim da Penha, e da Rua Sete, no Centro da Capital.
Modificações também estão previstas para a Curva da Jurema, onde a área ao redor dos quiosques será reurbanizada.
A criação dos polos gastronômicos visa a estimular o turismo de negócios na cidade. A ideia, segundo o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Marcelo de Oliveira, é requalificar regiões que já são conhecidas pela culinária com uma estrutura similar à que hoje existe no Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto.
Isso inclui a implementação da Rua Viva, um espaço dedicado para lazer dos moradores com interdição da via durante o período noturno.
"Vamos fomentar e fortalecer a gastronomia em pontos da cidade em que essa realidade já está posta, mas precisam de ser qualificados. O objetivo é humanizar esses locais e criar maior ambiência para o comércio local crescer", afirmou o secretário.
Confira quais trechos vão ser modificados:
A Avenida Anísio Fernandes Coelho, mais conhecida como Rua da Lama, é uma das que vai passar por reurbanização. Ali, as mudanças serão feitas no trecho que fica entre as ruas Arthur Czartoryski e Tupinambás. Além da elevação da pista, pequenas barras de ferro também serão instaladas próximo à calçada para proteger os pedestres dos veículos.
A área que fica no entorno dos quiosques da Curva da Jurema também será revitalizada. No local, o piso do calçadão será trocado e haverá mudança na passagem de pedestre.
Dois pontos do Centro de Vitória passarão pelas mudanças: a Rua Sete e a Gama Rosa. Nesta última, a revitalização acontecerá em toda a via, enquanto na Rua Sete, as obras compreendem o trecho que vai da Praça Costa Pereira até a altura da escadaria da Piedade, na Rua Maria Saraiva.
Segundo Marcelo de Oliveira, o projeto de reestruturação desses locais, que ainda vai ser apresentado aos moradores, será diferente devido à peculiaridade dessas vias.
"A Gama Rosa é uma via de passagem, de quem vem da região central da cidade. A solução de revitalização que encontramos para ela é diferente da Rua Sete, onde parte já é uma via de pedestre", destacou.
Na divisa dos bairros República e Mata da Praia, a revitalização dará origem a um polo gastronômico que já até tem nome: Polo das Nações. Isso porque a região é conhecida pela quantidade de restaurantes que oferece culinária de diferentes países. Nestes bairros, as intervenções acontecerão feitas em três avenidas:
Todos as ruas contempladas pela revitalização ganharão elevação da pavimentação da rua, que ficará na mesma altura da calçada, além de iluminação com fiação subterrânea e calçadas mais largas. Assim como na Praia do Canto, os novos polos gastronômicos também contarão com horários em que o trânsito de veículos será interditado.
O recurso para as obras está previsto no pacote de R$ 1 bilhão em investimentos anunciado na última semana pelo prefeito Lorenzo Pazolini. Ao todo serão investidos cerca de R$ 150 milhões na reurbanização das vias, segundo a Prefeitura de Vitória.
As licitações para obras devem ser abertas ainda neste ano e alguns projetos já estão prontos. No entanto, a administração da cidade admite que o fechamento das ruas ainda precisa ser debatido com os moradores dos bairros.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta