O primeiro domingo após o governo do Estado anunciar que Vila Velha vai passar para a classificação de risco baixo em relação ao contágio pelo novo coronavírus foi marcado por cenas de muita aglomeração na cidade. O domingo de sol e calor atraiu banhistas para a Praia da Costa, que ficou com a areia lotada e com cara de verão, em pleno inverno.
A nova classificação do Mapa de Risco da Covid-19 foi anunciada na noite de sexta-feira (11) pelo governador Renato Casagrande e publicada em edição extra do Diário Oficial no sábado (12). Com a mudança, que vale a partir de segunda-feira (14), o município canela-verde vai estar na mesma condição de Vitória e Serra, na Grande Vitória, que já estavam no risco baixo desde o último dia 7.
Mesmo que a mudança traga a liberação de mais atividades na cidade, como a abertura de bares e o funcionamento do comércio de rua e de shoppings sem limitação de dias e horários, a classificação de risco baixo ainda traz uma série de regras e restrições.
Entre elas, estão a orientação para que se mantenha o distanciamento social, a obrigatoriedade do uso de máscara ao sair de casa e a recomendação para que pessoas dos grupos de risco, como idosos e quem tem comorbidades, permaneçam em isolamento social. (Veja todas as regras no final da reportagem).
O que se viu na Praia da Costa neste domingo, no entanto, foi a maioria das pessoas sem distanciamento.
Vila Velha é o município com mais casos de Covid-19 confirmados no Estado (16.687, até este domingo) e também que mais registrou mortes pela doença: 486 óbitos.
O Mapa de Risco leva em consideração a letalidade, a média móvel de óbito dos últimos 14 dias, a média de contaminação dos últimos 28 dias e número de testes feitos por mil habitantes. Atualmente, o Espírito Santo tem 39 cidades em risco baixo e 39 e risco moderado.
A praia da Curva da Jurema, na Capital, também registrou aglomerações na areia. O município está no risco baixo desde a última segunda-feira (07).
Medidas sociais
Estabelecimentos comerciais, galerias, centros comerciais, shoppings centers, restaurantes, bares e academias
Transporte público
Limites municipais
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta