Para auxiliar no combate à violência contra a mulher, a Prefeitura da Serra desenvolveu um formulário on-line que ajuda possíveis vítimas a identificarem se estão em um relacionamento abusivo. A secretária de Políticas Pública para as Mulheres, Lilian Mota, detalhou a iniciativa durante uma entrevista para a CBN Vitória.
De acordo com ela, o objetivo do projeto, intitulado "Conta comigo! Você não está Sozinha!", é conscientizar as pessoas sobre a violência e encorajá-las a buscar ajuda quando necessário. Por isso, além de indicar se a mulher é, de fato, uma vítima, o link traz endereços e contatos das redes de atendimento do município.
A secretária destacou que o teste poderá ser acessado também por meio do QR Code impresso em cartazes distribuídos em espaços como ônibus, escolas, unidades de saúde e outras repartições públicas. Nesta quarta-feira (02), por exemplo, houve uma ação no Terminal de Laranjeiras ao longo de todo o dia.
Ainda segundo a administração municipal, a partir do questionário, será possível conhecer os principais tipos de violências e também a incidência por bairro. Diante dos resultados, conforme afirmou Lilian, há a expectativa de criar estratégias para enfrentar essas situações.
"Importante pontuar que essa mulher não precisa se identificar. Às vezes, não quer falar quem ela é. Mas é importante que ela fale de qual bairro reside, porque quando você identifica o bairro, conseguimos identificar qual o principal tipo de violência praticado contra a mulher naquele local. Assim, a gente consegue fazer políticas mais efetivas e pontuais", afirmou Lilian Mota.
Se estiver em situação de violência, procure a Delegacia Especializada do Município de segunda a sexta das 08h às 17h - DEAM/SERRA - Rua Sebastião Rodrigues Miranda, 49, bairro Boa Vista II, Serra, CEP: 29161-027; telefone (27) 3328-7217 (27) 3328-2869. Em casos de emergência ligue 190!
Após as 17h e nos finais de semana, procure a Delegacia de Plantão Especial da Mulher - Rua Hermes Curry Carneiro, 350 - Ilha de Santa Maria, Vitória - ES, 29051-210 - funcionamento 24h; telefone (27) 3323-4045.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta