> >
Prefeitura de Cachoeiro estuda novas medidas para funcionamento do comércio

Prefeitura de Cachoeiro estuda novas medidas para funcionamento do comércio

Comerciantes pedem medidas mais flexíveis. Reunião aconteceu nesta quinta-feira (16) para elaborar documento que será apresentado ao Estado

Publicado em 16 de julho de 2020 às 18:30

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Comércio de Cachoeiro abre as portas depois de um mês
Comércio no centro de Cachoeiro de Itapemirim. (TV Gazeta Sul)

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, estuda uma nova forma para o funcionamento das atividades econômicas do município durante a pandemia do novo coronavírus. Uma reunião para tratar o assunto aconteceu nesta quinta-feira (16) entre o Executivo, o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e a associação comercial da cidade.

Desde que Cachoeiro entrou para risco alto e restringiu o funcionamento do comércio, diversos segmentos pressionam o governo para flexibilizar as medidas. A intenção, segundo o município, é criar regras mais adequadas à realidade local. Um plano municipal de convivência das atividades econômicas está sendo elaborado.

Segundo o prefeito Victor Coelho, após a elaboração do documento, ele será apresentado ao MPES, antes de ser encaminhado ao governo estadual, para avaliação. “Estamos conversando com o governador Renato Casagrande sobre essa nossa proposta, no sentido de que seja avaliada a possibilidade de permitir que os municípios que têm bons indicadores no combate à pandemia possam criar seus próprios planos e regramentos, mantendo todas as preocupações no âmbito da saúde, mas, também, olhando o lado econômico”, afirmou Victor.

A reunião entre representantes da administração municipal, do Ministério Público, do legislativo municipal e empresários aconteceu no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, com participantes no local e em videoconferência.

Os promotores de Justiça participantes destacaram a importância da iniciativa do município de dialogar com o MP sobre o tema e se colocaram à disposição para avaliar o plano. “Esse plano pode ser uma via interessante para caminharmos ao longo da pandemia, mas precisamos avaliá-lo com cautela”, disse a promotora Ana Carolina Serra.

“Estamos verificando a extrema boa vontade do governo municipal para tentar resolver ou, pelo menos, melhorar a situação do comércio e outras atividades que estão funcionando sob muitas restrições, atualmente. É necessário rever as regras”, disse Orlando Novaes Filho, representante da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro de Itapemirim (Acisci).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais