A Prefeitura de Itapemirim divulgou nas redes sociais, na tarde desta segunda-feira (11), que o sistema de processo digital do município sofreu um ataque hacker. Segundo o órgão, os criminosos estão pedindo pagamento de resgate.
De acordo com o comunicado da prefeitura, o ataque cibernético aconteceu na noite de domingo (10). “Os criminosos deixaram uma mensagem em inglês pedindo pagamento de resgate, para a liberação do sistema”, informou.
O órgão disse que, por conta da invasão, alguns serviços do sistema – que é de tramitação de processos – estão prejudicados, mas autoridades estão sendo acionadas a fim de resolver o problema. “A equipe técnica da prefeitura está trabalhando para solucionar o incidente o mais rápido possível. Os órgãos competentes estão sendo acionados, para que as autoridades responsáveis adotem as medidas cabíveis”, finalizou.
Na manhã desta terça (12), ainda segundo a Prefeitura, não ocorreu perda financeira, somente de parte dos dados. A administração esclareceu que tem back up (cópia de segurança) e tudo está sendo regularizado. Um boletim de ocorrência foi registrado, segundo a assessoria.
Sobre o crime, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado na Delegacia Regional de Itapemirim e o segue sob investigação. Detalhes da investigação não serão divulgados no momento.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta