O site da Prefeitura de Vitória ainda continua fora do ar na manhã deste sábado (23). O problema no sistema que acontece desde às 13h de sexta-feira (22) seria, segundo a prefeitura, em "caráter preventivo e seguindo as recomendações de boas práticas". Os usuários que tentam acessar os serviços disponibilizados pela administração municipal são advertidos pelo aviso: "Não é possível acessar esse site".
Em nota enviada A Gazeta, a prefeitura informou que todos os serviços de TI, incluindo os sistemas e serviços on-line, foram retirados do ar em caráter preventivo para análise do ambiente da rede de dados e do datacenter municipal.
Para realizar o procedimento de segurança, a equipe de tecnologia isolou todo o ambiente de rede e dos servidores. Por isso, tornou inacessível os serviços disponibilizados pelo site, o acesso à Internet e aos sistemas.
A prefeitura garantiu que a SUB-TI está "atuando na análise do ambiente e trabalhando com todas as medidas possíveis para que os serviços sejam normalizados o mais breve possível".
ALVO DE ATAQUE HACKER EM 2020
Há menos de um ano, a Prefeitura de Vitória foi alvo de um ataque de hackers.
Durante a madrugada do dia 8 de novembro de 2020 usuários invadiram o sistema, o que causou a suspensão de alguns serviços. O site voltou a funcionar no dia 12, quatro dias depois. Porém, dez dias após o ocorrido, alguns serviços ainda estavam indisponíveis.
Os danos ao sistema em novembro do ano passado foram similares ao ocorrido no Superior Tribunal de Justiça dias antes, na época. A rede do STJ também sofreu com interrupção de julgamentos.
INCIDENTE PODE COLOCAR DADOS EM RISCO
Em entrevista à reportagem de A Gazeta, o especialista em tecnologia Gilberto Sudré explica que um incidente de segurança, como o informado pela Prefeitura de Vitória na sexta-feira (23), não é, necessariamente, provocado por um ataque hacker. Ocorrências como essa, segundo ele, mostram que não há 100% de proteção na internet.
Sudré lembra que casos como esse não costumam representar um descuido da equipe de tecnologia responsável pelo site. O especialista e comentarista da CBN Vitória destaca que é correta a estratégia de tirar o site do ar.
"Tirar o site do ar ajuda na proteção. Assim é possível identificar o que está acontecendo. A situação fica mais dominada, com mais tranquilidade. É como fechar as portas que oferecem riscos", comenta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta