Na manhã desta quinta-feira (15), em um ato simbólico de início da vacinação dos trabalhadores da Educação contra a Covid-19, seis professores receberam o imunizante em uma solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória. De acordo com o governador Renato Casagrande, os profissionais da Educação começam a ser vacinados na semana que vem.
"Os secretários Vitor de Angelo e Nésio Fernandes organizaram um comitê, que vai definir os profissionais que receberão a dose a cada lote das vacinas. Neste momento, serão os professores de 50 a 59 anos. Eles vão receber parte da reserva técnica de 5% dos lotes que chegam", disse.
Casagrande detalhou ainda que, do lote que deve chegar nesta sexta-feira (16), cerca de 5 mil doses serão destinadas para vacinação dos professores. "Será nessa ordem de 59 a 50 anos, assim até chegar aos profissionais de 20 anos de idade", complementou.
O secretário de Educação, Vitor de Angelo, também marcou presença na solenidade, e descreveu o momento como "de muita alegria". "Como secretário e professor, é uma emoção grande vivenciar esse momento, satisfação em olhar para trás e ver o caminho que percorremos. A vacina indica que estamos não no fim, mas no caminho que aponta para ele".
De Angelo aproveitou para frisar que não só professores receberão as doses do imunizante, e sim os trabalhadores da Educação em geral. "O comitê irá elaborar uma lista de profissionais, que vamos consolidar e enviar para a Sesa. Professores e demais trabalhadores da Educação, ao invés de fazer agendamento, já vão para o lugar certo tomar a vacina", esclareceu.
Também presente no Palácio Anchieta, o secretário Nésio Fernandes explicou que nenhuma dose para as pessoas idosas ou com comorbidades será utilizada para vacinar os profissionais da Educação. "Este é um passo importante. Obrigado a todos e a todas".
Os profissionais que receberam as doses da vacina no ato simbólico foram:
A primeira professora a ser vacinada, Débora Cristina Marques de Moraes, de 50 anos, caracterizou o momento como uma "mistura de sentimentos". "Muita emoção, gratidão por estar aqui representando os professores do Estado. Tristeza pelos colegas que nós perdemos, mas a esperança de dias melhores com a vacina chegando para todos os segmentos da nossa sociedade", comemorou.
Durante o evento da vacinação dos profissionais da Educação, Casagrande aproveitou para reforçar que o governo do Estado debateu, esta semana, sobre imunização com o Sindicato dos Rodoviários (Sindirodoviários) e com o sindicato da limpeza pública. Nesta semana, rodoviários protestaram pedindo a antecipação da vacinação da categoria. "Ainda não temos vacina para todos, porque é o Ministério da Saúde que encaminha e tem uma ordem do Plano Nacional de Imunização (PNI)", afirmou o governador.
O chefe do Executivo estadual ainda comemorou que o Espírito Santo está indo bem em termos de posição nacional na vacinação, e reiterou que, quando a vacina chega ao Estado, é distribuída imediatamente. "Tem um trabalho para agilizar com relação as vacinas que chegam. Torcemos para poder ter mais vacinas, estamos tentando comprar e não encontramos fornecedores", complementou.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta