Mais de 300 alunos, de três cidades do Espírito Santo, participaram da primeira temporada do projeto Informação de Verdade, de A Gazeta, que realiza oficinas em escolas para compartilhar com estudantes técnicas de combate às fake news. Esta edição teve como foco as eleições 2022.
Ao todo, 47 instituições de ensino, públicas e privadas, se inscreveram para participar, sendo cinco selecionadas. As oficinas começaram no dia 29 de agosto, no Colégio Estadual, em Vitória, percorreram o Colégio Salesiano de Jardim Camburi (Vitória), Emef Aflordízio Carvalho da Silva (Vitória), Ifes (Cariacica) e se encerraram no Centro Educacional Israel, em Guaçuí, no dia 21 de setembro.
As oficinas tiveram como público-alvo alunos do ensino médio, já que muitos deles vão às urnas em 2022. A coordenadora do Núcleo de Reportagens e Projetos de A Gazeta, Joyce Meriguetti, reforça que os eleitores têm o direito de fazer suas escolhas baseadas em informações confiáveis e verdadeiras, não em boatos.
"Durante as oficinas, buscamos aproximar os jovens da política, alertar sobre os perigos dos conteúdos falsos para a democracia e mostrar, na prática, como checar uma informação para descobrir se é verdadeira ou mentirosa. Foi muito gratificante ver a mobilização das escolas para nos receber e o interesse dos estudantes por esse assunto", comenta.
A editora-chefe de A Gazeta, Elaine Silva, destaca que atualmente o jornalismo tem uma inimiga comum com toda a sociedade: a desinformação. E é por causa desse grande problema que um projeto dessa magnitude é tão importante.
"Essa foi apenas a primeira temporada. Nosso objetivo é continuar com o projeto Informação de Verdade e poder mostrar a importância do combate à desinformação a mais pessoas", destacou Elaine.
A iniciativa integra parte de uma série de estratégias que a Rede Gazeta adota para combater a desinformação. O termo "fake news" se popularizou, mas é fundamental saber identificar conteúdos falsos e enganosos para não disseminá-los. A oficina de jornalistas com estudantes se propõe a dar dicas sobre ferramentas básicas de checagem.
É aquela história: você recebe uma mensagem pelo WhatsApp e se pergunta "será que é verdade?". Vê uma foto ou vídeo nas redes sociais e pensa "será que a imagem é real?" Durante as oficinas, os estudantes aprendem que é possível conferir, checar tudo - texto, foto, vídeo, áudio - para saber se o conteúdo é verdadeiro, se foi retirado de contexto, ou se é mesmo uma mentira para prejudicar outra pessoa.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta