Quarentena e feriado: confira o que funciona no ES até domingo
Até o domingo de Páscoa o Estado continua na fase mais rígida da quarentena. Supermercados, por exemplo, terão horário especial nesta sexta-feira. Já no domingo, por força do decreto, quase tudo fica fechado
Publicado em 1 de abril de 2021 às 17:22- Atualizado há 4 anos
min de leitura
Carrinho de compras em supermercado. (Fernando Madeira)
O feriadão da Semana Santa coincide neste ano com a reta final da quarentena mais rígida estabelecida pelo governo do Estado. Diante das medidas restritivas para contenção do aumento de casos de coronavírus, algumas atividades terão funcionamento especial nesta Sexta-feira da Paixão (2), sábado (3) e no domingo de Páscoa (4).
Já aquele almoço de Páscoa com a família fora de casa vai ficar para 2022, já que restaurantes, bares e lanchonetes seguem proibidos de abrirem para atendimento presencial, drive thru e take away (retire e leve). O funcionamento é permitido apenas por delivery.
Ovos de Páscoa em supermercado. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
As praias também devem ser evitadas. Os decretos da quarentena proibiram o comércio de ambulantes e a instalação de barracas, cadeiras e guarda-sóis nas praias. Em algumas cidades, como em Vitória, os bolsões de estacionamento também foram fechados para evitar o acesso do público.
No tocante à realização de eventos e demais encontros presenciais, estão vedadas reuniões com um "elevado número de pessoas", exceto caso todas sejam do mesmo núcleo familiar.
Funcionam normalmente ao longo de todo o feriadão postos de combustíveis, farmácias, serviços funerários e de assistência à saúde (hospitais, clínicas e consultórios médicos, odontológicos e de fisioterapia, laboratórios e farmacêuticas). As unidades básicas de saúde, onde acontece a campanha de vacinação contra a Covid-19, seguirão normalmente.
O QUE ESTÁ PROIBIDO DE FUNCIONAR
Transporte público, rodoviário e ferroviário de passageiros;
Instituições de ensino públicas e privadas;
Bancos e lotéricas (com exceção do pagamento de auxílios emergenciais);
Shoppings e centros comerciais
Comércio atacadista (com exceção de atacarejos);
Atendimento presencial em concessionárias de serviço público (água, luz, etc);
Quaisquer atividades de serviços e comércio que não estejam enquadradas como essenciais, como lojas de roupas, lojas de conveniência, salões de beleza, academias, lojas de material de construção, entre outros.
O QUE PODE FUNCIONAR COM RESTRIÇÕES
Restaurantes e similares só podem funcionar com atendimento via delivery;
Hotéis e pousadas podem receber hóspedes até 30% de sua capacidade;