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Que fim levou projeto de corredor de ônibus na Lindenberg em Vila Velha?

Que fim levou projeto de corredor de ônibus na Lindenberg em Vila Velha?

Reinaugurada no domingo (5), avenida ainda vai ganhar ciclovia e pista exclusiva para ônibus – como o BRT, do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte – conforme projeto do governo do Estado

Publicado em 6 de maio de 2024 às 11:32

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Que fim levou projeto de corredor de ônibus na Avenida Lindenberg em Vila Velha
Que fim levou projeto de corredor de ônibus na Avenida Lindenberg em Vila Velha. (Arte A Gazeta)

A inauguração da revitalização da Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, ocorreu no último domingo (5). Além da drenagem, a via ganhou novo asfalto e sinalização. A intervenção, no entanto, ainda não contemplou o corredor exclusivo para ônibus prometido em janeiro do ano passado, que ficará na faixa da esquerda, junto ao canteiro central. Afinal, que fim levou o projeto?

Procurada por A Gazeta, a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que está finalizando os trâmites administrativos para licitar o corredor de ônibus. A promessa inicial, dada no início do ano passado, era começar as obras até o fim de 2023. O objetivo da pista exclusiva para coletivos é ligar o Terminal do Ibes, em Vila Velha, ao de Jardim América, em Cariacica, pelo canteiro central da Avenida Carlos Lindenberg – que tem 11 km de extensão, por meio de faixas exclusivas para ônibus.

Em uma publicação feita nas redes sociais sobre o pedalaço de inauguração da revitalização, houve questionamentos sobre a falta de ciclovia no trecho. Sobre isso, a Semobi diz que a modernização da avenida também contempla a implantação de vias destinadas aos ciclistas.

A Semobi destaca ainda que as obras de macrodrenagem da via inaugurada pelo governo do Estado são fundamentais para a infraestrutura da região e representam uma etapa crucial que precisava ser concluída antes do início da modernização da avenida.

O que prevê o corredor de ônibus?

O governo do Espírito Santo pretende construir um corredor exclusivo para ônibus na Avenida Lindenberg, entre os terminais do Ibes, em Vila Velha, e Jardim América, em Cariacica. O projeto de reformulação da via contempla ainda a instalação de estações para passageiros, ciclovia e a construção de duas alças na Segunda Ponte.

Em janeiro de 2023, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, disse que o projeto estava concluído. “Estamos nos trâmites finais e esperamos licitar e iniciar este ano”, declarou.

Chamado de Corredor Metropolitano Sul, o projeto consta no plano de governo de Renato Casagrande (PSB). Ele vai ligar o Terminal do Ibes, em Vila Velha, ao de Jardim América, em Cariacica, tendo a pista exclusiva para ônibus junto ao canteiro central da Avenida Carlos Lindenberg – que tem 11 km de extensão.

“Vai contar com espaço para ultrapassagem nas estações, além de ciclovias. É parecido com o BRT do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, mas a porta de saída não será do lado esquerdo, pois os veículos usados serão os mesmos da frota atual do Sistema Transcol”, detalhou Fabio Damasceno.

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