O bispo de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, dom Luiz Fernando Lisboa, está em Porto Rico, no Caribe, participando do 6º Congresso Americano Missionário (CAM6), realizado de 19 a 24 de novembro na cidade de Ponce, a segunda maior do país. O clérigo é o único bispo capixaba no evento.
Conforme apurado pela reportagem de A Gazeta, cerca de 60 brasileiros de diferentes regiões representam o país no evento, considerado de grande relevância para a Igreja Católica na América.
Segundo a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, o CAM6 tem como tema “Evangelizadores com Espírito até os confins do mundo” e lema “América, na força do Espírito, testemunhas de Cristo”. O objetivo é fortalecer a missão da Igreja com um “novo vigor”, caminhando na escuta do Espírito para testemunhar a fé em Jesus Cristo na realidade dos povos e até os confins da terra.
O evento começou nessa terça-feira (19) com uma missa de abertura pela manhã, seguida por conferências. De acordo com a Igreja Católica, o CAM6 inclui noites culturais, reflexões em grupo e ações missionárias em comunidades, encerrando com a chamada “Missa de Envio” em 24 de novembro.
A Diocese de Cachoeiro informou que o congresso busca aprofundar o papel missionário da Igreja Católica e incentivar ações pastorais voltadas às necessidades das comunidades no continente. De acordo com a diocese, a programação contempla palestras, oficinas, testemunhos, celebrações e visitas missionárias, promovendo a troca de experiências, a cooperação e o fortalecimento da fé em diferentes contextos culturais.
Para A Gazeta, dom Luiz Fernando Lisboa afirmou que sua presença representando a Igreja Católica do Espírito Santo no evento internacional é uma oportunidade de troca cultural e de experiências com outros povos.
A Igreja Católica de Porto Rico, anfitriã do evento, enfrenta desafios que refletem as dificuldades econômicas e sociais do país, agravadas por crises recentes, como a recuperação dos furacões e a pandemia de Covid-19. Segundo fontes da igreja no Brasil, apesar de ainda representar uma parcela significativa da população, o engajamento dos fiéis tem diminuído nos últimos anos devido à emigração para os Estados Unidos e às dificuldades econômicas.
Porto Rico possui 9.104 quilômetros quadrados, com espanhol e inglês como línguas oficiais. A população atual é de 3.655.800 habitantes, dos quais 2.303.154 são católicos, ou 63% da população, conforme dados da Santa Sé, que é cúpula do governo da Igreja Católica, no Vaticano.
O título desta matéria informava que Dom Luiz era o único representante do ES na Missão em Porto Rico. Entretanto, o Estado também possui uma mulher enviada ao 6º Congresso Americano Missionário. A informação foi corrigida.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta