Raízes de uma árvore envolveram e deslocaram manilhas, causando um vazamento que comprometeu a estrutura da calçada, resultando na abertura de uma cratera aberta na quarta-feira (13), na Avenida Francisco Lacerda de Aguiar, no bairro Gilberto Machado, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. A informação é do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), que enviou técnicos ao local nesta quinta-feira (14). Ninguém se feriu no incidente.
Segundo o supervisor de engenharia do Crea em Cachoeiro, engenheiro Gilson Tofano, não havia mais aterro para sustentar a cratera, que apresentava medidas aproximadas de 8 metros de comprimento por 2 metros de largura.
“Primeiro que o duto de drenagem, antigo, não poderia jamais ser sob a calçada, mas sob a pista de rolamento. O que ocorreu foi que as raízes de uma árvore bem próxima ‘abraçou’ e deslocou as manilhas, que possuem um diâmetro de 60cm. Então, a água que vem correndo pelo duto, somada à captada da avenida por uma boca de lobo, dissolveu nesse trecho toda a terra que dava sustentação à calçada, carreando-a, na sequência, para o duto abaixo novamente”, explicou.
Para amenizar o problema e minimizar os danos, os profissionais do Crea recomendaram remover a árvore com a raiz, repor as manilhas, ajustar os desníveis para a correta acoplagem, refazer a "boca de lobo", compactar o terreno para garantir a sustentação da nova calçada e recompor o calçamento nos moldes anteriores.
Procurada por A Gazeta, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim informou já possuir um projeto para a reconstrução da rede de drenagem da região, apresentado este ano em audiência pública na Câmara Municipal, para prevenir problemas futuros.
"Para viabilizar sua execução, foram captados recursos por meio de um financiamento junto a um banco internacional, cuja operação ainda depende da aprovação dos vereadores. Durante a audiência pública, o público presente expressou preocupação quanto ao risco de uma operação de crédito internacional para o financiamento dessa e de outras obras estruturantes. Diante disso, o projeto foi temporariamente suspenso, e a administração municipal segue em busca de alternativas viáveis para concretizar as melhorias necessárias", informou o governo de Cachoeiro.
A cratera que se abriu em uma calçada da Avenida Francisco Lacerda de Aguiar, no bairro Gilberto Machado, em Cachoeiro de Itapemirim, na quarta-feira (13) fica na mesma avenida onde, em 1º de abril deste ano, um médico foi "engolido" por um buraco, em um caso de repercussão nacional.
Um médico foi 'engolido' por uma cratera e atingido por escombros após um buraco se abrir na calçada, causando o desabamento de um muro em Cachoeiro de Itapemirim na manhã do dia 1º de abril deste ano, na Avenida Francisco Lacerda de Aguiar, no bairro Gilberto Machado. Tudo foi registrado por uma câmera de monitoramento (assista abaixo).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta