Em um cenário de aumento do número de casos da Covid-19 no interior e na Grande Vitória, o pedido do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, é para que a população reforce os cuidados, evite aglomerações, e procure a testagem mais próxima caso apresente algum sintoma ou conheça alguém próximo que tenha sido infectado. "Recomendamos cautela extrema a toda população", disse.
Em pronunciamento na manhã desta segunda-feira (10), Nésio Fernandes mostrou que os dados apontam aumento nos casos da doença, tanto na Região Metropolitana quanto nos municípios do interior. O crescimento de casos está acompanhado de um aumento na taxa de positividade. Ou seja, mais pessoas estão testando positivo nos testes feitos por livre demanda em todo o Estado.
A recomendação do secretário é para que os capixabas, nas próximas semanas, prestem atenção ao comportamento em locais de risco ou de grande exposição ao vírus, como nas grandes aglomerações.
Nésio Fernandes afirmou que a Secretaria de Estado da Saúde trabalha para garantir o suprimento de materiais e medicamentos em quantidades suficientes, evitando que o Espírito Santo sofra com possíveis carências do mercado nacional.
O secretário classificou a vacinação contra a Covid-19 como uma "fortaleza" na luta contra um novo aumento de casos da doença. Ele ressaltou que o avanço na testagem pode ajudar a reduzir a procura por atendimento médico, por exemplo.
Em caso de qualquer sintoma ou suspeita, a Sesa orienta que o capixaba procure o ponto mais próximo de testagem. Na maioria dos locais não é necessário agendamento. Os testes são gratuitos e ajudam no monitoramento da pandemia de coronavírus. Saiba onde fazer os testes na Grande Vitória.
O título dessa reportagem foi alterado para explicar melhor o contexto exato em que o secretário de saúde pedia cautela. Ele se referia aos cuidados diante das aglomerações.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta