O 58º Mapa de Risco da transmissão da Covid-19 no Espírito Santo, divulgado nesta sexta-feira (4) pelo governo do Estado, trouxe os municípios de Cariacica, Serra e Vitória classificados em risco moderado, saindo do risco alto. No mapa, que entra em vigência a partir desta segunda-feira (7) e dura até o próximo domingo (13), 19 municípios estão em vermelho, outros 46 em amarelo e 13 em risco baixo (verde).
Na Região Metropolitana, os únicos municípios na classificação de risco alto de transmissão do coronavírus são Vila Velha e Fundão. A situação é diferente da semana anterior, onde Fundão estava em risco moderado e a maioria dos municípios da Região Metropolitana apareciam em vermelho. Veja abaixo o comparativo com a semana anterior.
O governo do Estado explicou que, para elaboração do mapa, são levados em consideração os seguintes fatores: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias; a da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes; a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias e a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, ou seja, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença.
Em comparação com o 57º Mapa de Risco, diminuiu de 27 para 19 o total de cidades em risco alto. O quantitativo de municípios em risco moderado subiu de 42 para 46. Em risco baixo, houve um aumento: nove no último mapa e, agora, são 13 cidades na cor verde. Confira a lita abaixo:
Durante o pronunciamento para divulgação do Mapa de Risco, o governo Renato Casagrande (PSB) anunciou mudanças no funcionamento do comércio nas cidades que estão em risco alto. De acordo com o chefe do Executivo estadual, aos sábados, o comércio de rua poderá funcionar até as 14 horas, sem restrição no horário de abertura, e os shoppings podem manter o funcionamento até as 20 horas.
Na classificação que está em vigor, aos sábados os shoppings podem funcionar entre 10h e 16h e o comércio de rua entre 10h e 14h.
Mais 29 mortes foram registradas no Espírito Santo nesta sexta-feira (4). O número total de óbitos provocados pelo coronavírus, desde o início da pandemia em março de 2020, chegou a 10.914. Os dados são do Painel Covid-19, ferramenta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Até esta sexta-feira (4), mais de 1,4 milhão de testes já foram realizados para identificar a Covid-19 em território capixaba. Felizmente, o número de curados também subiu, chegando ao total de 459.442, com um acréscimo de 1.548 curas nas últimas 24 horas. A taxa de letalidade da doença está em 2,2% no Estado.
A vacinação contra a Covid-19 continua no Espírito Santo. Até esta sexta-feira (4), 1.058.252 pessoas já receberam a primeira dose no Estado. Destas, 436.454 também já receberam a segunda. Isso significa que cerca de 41,2% dos vacinados já estão com a imunização completa.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta