Faltam seis dias para o verão chegar (começa no dia 21), no entanto, nem todas as pessoas gostam de ambientes quentes e de curtir uma praia. Há aquelas que preferem estar em locais com temperaturas mais amenas como em Venda Nova do Imigrante. A cidade localizada na região Serrana do Estado registrou um aumento na procura de reservas em fazendas de agroturismo, tendo em vista que é um destino tranquilo, cheio de belezas naturais e com clima de montanha.
O casal Francisco Ambrozim e Sandra Ambrozim são proprietários do Sítio Ambrozim. Eles transformaram a propriedade da família em um ambiente ideal para desfrutar da vida na fazenda no município. Eles fazem parte das 300 famílias da cidade que trabalham com o agroturismo.
De acordo com a reportagem da TV Gazeta Sul, cerca 400 turistas passam por ano pelo local em busca desse tipo de turismo e o espaço tem ficado pequeno para atender a demanda de pessoas que buscam fugir da agitação das cidades, principalmente no verão.
E atividades para serem feitas ao ar livre não faltam, dentre elas estão cascata com água direto da fonte, pescaria no lago e trilha em meio à natureza. “Já fechamos o carnaval. É abençoado isso aqui”, disse Sandra.
De acordo com o Gerente Municipal de Turismo Gleidson Ferreira, essa também é a realidade de outras hospedagens voltadas pro agroturismo na cidade. “Os empreendimentos procuram oferecer aquele ‘algo a mais’, o turismo de experiência, o contato com a natureza, o pesque e pague, uma trilha, para o turista ter o contato que ele não tem normalmente no dia a dia”, comentou.
E essa alta ocupação nas hospedagens também reflete no movimento dos sítios que trabalham com produtos artesanais. A família Lourenzoni, por exemplo, é especialista em socol e antepastos, e ela mantém a produção para o verão.
No total, são 600 quilos dessa iguaria tipicamente italiana feita por semana no Sítio Lorenção.“O socol demora de quatro a seis meses para ficar pronto. Do mesmo jeito que a gente faz no inverno, a gente continua no verão”, explicou a empreendedora Bernadete Lourenzoni.
Para Bernadete, é muito legal e positivo o contato que tem com os visitantes no sítio. “Porque é uma troca de informações, de energia, é maravilhoso”, destacou.
Com informações da TV Gazeta Sul.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta