Érika Carvalho
Uma ressaca forte atingiu o litoral de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, na quinta-feira (6). A ventania provocou queda de árvores e muita destruição na região da praia de Coqueiral de Aracruz. As imagens dos vídeos gravados por moradores chamam a atenção e é possível perceber que o mar ainda estava agitado (veja vídeo acima).
Segundo o Incaper, o que pode ter provocado essa ressaca, ou seja, contribuindo para este aumento da força das ondas no litoral, são os ventos fortes que estão soprando na direção da costa capixaba e com intensidade um pouco mais moderada.
“Esses ventos de superfície podem estar trazendo uma parte do mar para o litoral e pode estar provocando esta agitação marítima mais acentuada”, é o que explicou o meteorologista do Incaper, Hugo Ramos.
O especialista afirma, ainda, que os ventos estão apontando do oceano para o continente e estão atingindo a costa do Espírito Santo de forma perpendicular. “Estão apontando diretamente para a costa do Estado e esses ventos nas superfícies contribuem para que haja uma agitação marítima maior, e consequentemente, uma elevação no nível das ondas, e é isso que causa esse efeito de ressaca”, afirma Hugo Ramos.
A previsão para os próximos dias é de possibilidade de ventos moderados no litoral, acima de 40 km/h. Apesar disso, não há perspectiva de ressaca. Porém, na região do litoral Norte do Espírito Santo podem haver ondas na ordem de dois metros a dois metros e meio, no domingo (08) e segunda-feira (09).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta