Fechado desde 2017, o Restaurante Popular de Vitória, situado na Ilha de Santa Maria, vai reabrir com a oferta de 2.100 refeições diárias, durante o almoço e o jantar, no período noturno, e também aos finais de semana. Segundo Cyntia Schulz, secretária municipal de Assistência Social, o local passa pelos trâmites finais para a reinauguração oficial, que ainda não tem data confirmada para ser realizada.
“A reforma foi feita com um investimento superior a R$ 3 milhões e esperamos que a reabertura aconteça o quanto antes. Todos os trâmites estão em andamento para isso. Serão 1.600 refeições no almoço e 500 no jantar. As refeições serão balanceadas e preparadas com acompanhamento de nutricionistas. Haverá uma combinação de carboidratos, fibras, proteínas variadas e uma bebida, que pode ser suco ou água”, pontua a secretária.
De acordo com Cyntia, ainda não há definição sobre preços. Entretanto, segundo ela, a alimentação terá valores diversos e o restaurante também deve ofertar refeições de forma gratuita.
“Teremos diferentes categorias e em algumas as pessoas terão gratuidade, principalmente aquelas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Outro grupo terá um subsídio bastante atrativo e outra categoria vai pagar o preço de custo, desde que também sejam moradores de Vitória”, detalha Cyntia.
Além dos alimentos no almoço e no jantar, o espaço do Restaurante Popular também deve servir como uma cozinha-escola nos períodos em que o local não estiver recebendo público.
“Vamos oferecer cursos de capacitação em áreas relacionadas à gastronomia, como preparo de saladas, serviço de garçom, entre outras atividades. Isso vai permitir que as pessoas se especializem e tenham novas oportunidades de trabalho”, explica a secretária.
O Restaurante Popular foi implantado em dezembro de 2005. Em 2012, foi inaugurada a sede própria na Ilha de Santa Maria, mas as atividades foram interrompidas em dezembro de 2016. Desde então, o imóvel está fechado. A reforma contempla a reestruturação de todo o prédio com salas de administração, nutricionista e assistente social, áreas para recebimento e preparo de alimentos, depósitos, câmara fria e estoque, cozinha industrial, vestiário de funcionários e banheiros.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta