> >
Ring neck, gaviões e tartarugas: Iema coloca animais para adoção no ES

Ring neck, gaviões e tartarugas: Iema coloca animais para adoção no ES

Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos é responsável pela escolha dos tutores; animais são disponibilizados para adoção por não poderem retornar à natureza

Publicado em 19 de fevereiro de 2025 às 11:33

Cinco Tartarugas-de-orelha-vermelha, espécie de água doce nativa dos Estados Unidos por Reprodução | Iema

Um grupo de 16 animais silvestres foi colocado à disposição para adoção no Espírito Santo. Diferentemente de uma feira de adoção comum, com cães e gatos, para ser um "Guardião de Fauna" e conseguir adotar um dos bichos é preciso realizar um cadastro, enviar documentos e informar onde a espécie será mantida. O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) é o órgão responsável pela organização e escolha dos tutores.

Segundo o Iema, os animais são disponibilizados para adoção porque não podem retornar à natureza, por motivos de saúde física ou de comportamentos.

Os animais disponíveis são, conforme o Iema:

  • Cinco agapórnis (também chamado de pássaro-do-amor pelo comportamento afetuoso, são originárias da África)
  • Um ring neck (espécie de médio porte conhecida pela inteligência e capacidade de imitar sons. Também chamado de periquito-de-colar)
  • Cinco gaviões-carijó (ave de rapina encontrada em grande parte do Brasil. Um dos gaviões mais comuns em áreas urbanas)
  • Cinco tartarugas-de-orelha-vermelha (espécie de água doce nativa dos Estados Unidos)

Entre os animais, segundo o Iema, apenas os gaviões têm deficiência nas asas ou dificuldades de locomoção, o que impede o voo e a reintrodução na natureza. O coordenador de Fauna do Iema, Cosme Carvalho, explica que as outras espécies estão fisicamente saudáveis. Todos os animais, de acordo com o coordenador, precisam de um ambiente adequado.

00:00 / 02:25
Ring neck, gaviões e tartarugas: Iema coloca animais para adoção no ES

"Essa modalidade [de adoção] evita que os animais sejam soltos em locais inadequados, o que poderia causar desequilíbrios ecológicos. Assegura que [os animais] vão receber cuidado e atenção"

Cosme Carvalho

Coordenador de Fauna do Iema

Os animais, antes de serem disponibilizados para adoção, passaram por avaliação nos Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), onde são acolhidos após resgates, apreensões ou entregas voluntárias.

A categoria Guardião de Fauna foi criada por uma instrução normativa em 2020 e é adotada apenas quando não há outras alternativas viáveis, como zoológicos, mantenedores ou criadouros conservacionistas.

Como entrar na fila de adoção?

Para se tornar um Guardião de Fauna, é necessário realizar um cadastro enviando um e-mail para guardiao@iema.es.gov.br, informando o nome completo e os animais de interesse. A seleção é rigorosa e feita com base na ordem de inscrição e nas condições do animal, segundo o Iema.

O processo de adoção exige o envio de documentos, como RG, CPF, comprovante de residência, Certidão Negativa de Débitos Ambientais (CNDA) e um memorial descritivo do recinto onde o animal será mantido, garantindo que a estrutura atenda às necessidades. O guardião também deve arcar com custos como alimentação, marcação do animal por anilha ou microchip, e apresentar um atestado de saúde anual emitido por um médico veterinário.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

adoção Tartaruga Animals

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais