> >
Risco muito baixo volta a valer no ES e duas regiões já estão incluídas

Risco muito baixo volta a valer no ES e duas regiões já estão incluídas

Classificação volta ao mapa de risco na segunda-feira (14), quando irá valer uma nova classificação. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande nesta sexta-feira

Publicado em 11 de março de 2022 às 17:09

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Governador Renato Casagrande visitando a Rádio CBN, na Rede Gazeta, em Vitória
Governador Renato Casagrande visitando a Rádio CBN, na Rede Gazeta, em Vitória. (Ricardo Medeiros)

A classificação de “risco muito baixo” para a transmissão da Covid-19, implantada pelo governo do Espírito Santo em 2021 e suspensa no mesmo ano, volta a valer a partir da próxima segunda-feira (14). Nesta data, já vai constar no mapa de risco duas regiões capixabas na cor azul: Central Serrana e Sudoeste Serrana.

Essas foram as duas únicas regiões que alcançaram as marcas estabelecidas, segundo anunciou o governador Renato Casagrande em pronunciamento realizado nesta sexta-feira (11). Outra novidade é que nas cidades localizadas nessas regiões incluídas no risco muito baixo não haverá obrigatoriedade para uso de máscaras em locais abertos e fechados.

Agora, além das cores amarelo (risco moderado) e verde (risco baixo), cidades do Espírito Santo poderão ser coloridas com a cor azul, de risco muito baixo. A classificação de menor grau de risco retira também qualquer limitação em eventos sociais. 

As regras para que uma região entre na classificação de "risco muito baixo" são:

  • Vacinação completa de adultos acima de 80%
  • Vacinação com primeira dose em adolescentes acima de 90%
  • Vacinação com terceira dose em idosos acima de 90%

De acordo com Casagrande, o anúncio da volta da cor azul é feito em um momento de queda da pandemia. "Estamos em uma fase forte de recuperação da pandemia. Alegria de dizer isso hoje, que estamos em queda de óbitos, queda de casos, de internações", disse o governador, que continuou:

Aspas de citação

Certamente na próxima semana, nos próximos 15 dias, teremos os menores índices de toda a pandemia. A taxa de transmissão hoje está em 0,3, está bem abaixo de 1. É uma taxa baixa, que mostra que alcançamos uma boa recuperação da quarta onda

Renato Casagrande
Governador do Espírito Santo
Aspas de citação

Na avaliação do governador Renato Casagrande, são os números que credenciam o Estado a retomar a classificação "muito baixo". O grau da cor azul foi criado antes da quarta onda da pandemia no Espírito Santo. "Colocamos na matriz de risco as regiões que poderiam ser classificadas com risco muito baixo se alcançassem metas de vacinação", lembrou.

Cidades que ficarão em risco muito baixo estão nas regiões 5 e 6
Regiões que vão ficar em azul estão identificadas pelos números 5 e 6 . (Reprodução | Vacina e Confia)

As regiões que ficarão na cor azul estão identificadas pelos números 5 e 6 no mapa acima. Veja abaixo as cidades incluídas na classificação de risco muito baixo.

Região Sudoeste Serrana: 

  • Marechal Floriano 
  • Domingos Martins 
  • Venda Nova do Imigrante 
  • Conceição do Castelo 
  • Brejetuba 
  • Afonso Cláudio 
  • Laranja da terra

Região Central Serrana: 

  • Santa Leopoldina 
  • Santa Teresa 
  • Santa Maria de Jetibá 
  • Itarana 
  • Itaguaçu

A cor azul deve voltar no mapa de risco a ser anunciado nesta sexta-feira (11). Durante pronunciamento, Casagrande disse que os números ainda estão sendo fechados, mas garantiu que as regiões Sudoeste Serrana e Central Serrana estarão na nova classificação.

RETIRADA DAS MÁSCARAS NO ES

O governador Renato Casagrande anunciou na tarde desta sexta-feira (11) a flexibilização do uso de máscaras no Espírito Santo. Nos municípios em risco baixo para a transmissão do coronavírus, não será obrigatória a máscara em locais abertos, como praias e parques. Já nas regiões em risco muito baixo, além de a mascara ser liberada nos ambientes abertos, não será obrigatória nos locais fechados, apesar de ser recomendada.

Risco muito baixo volta a valer no ES e duas regiões já estão incluídas

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais