Um dos principais destinos turísticos do interior capixaba, o município de Santa Teresa, na Região Serrana, está preocupado com a movimentação de visitantes neste feriado. A prefeitura teme que a circulação de turistas propague ainda mais o novo coronavírus na cidade, já que, nos últimos dias, foi registrado um aumento no número de casos confirmados da doença.
Para tentar conter a entrada de pessoas com sintomas compatíveis com a Covid-19, a prefeitura instalou barreiras sanitárias nos acessos do município. Além disso, quem transitar sem máscara pelo Centro da cidade está recebendo a proteção.
De acordo com a prefeitura, três barreiras sanitárias foram instaladas nos principais acessos. Os pontos de controle começaram a operar na quinta-feira (30) e devem estender o funcionamento durante o feriado prolongado. Nesses locais, profissionais estão abordando os motoristas e orientando quanto as medidas de prevenção à doença.
A entrada de visitantes não é proibida, estamos fazendo uma conscientização das pessoas para usarem máscaras se forem transitar pela cidade. Além disso, estamos orientando quanto a outras medidas de prevenção à doença, explicou a secretária municipal de turismo Eliana Litke.
Além das barreiras sanitárias nos acessos ao município, a prefeitura instalou um ponto de orientação na Rua do Lazer, principal área turística da cidade. No espaço, os visitantes que passam pelo local estão recebendo orientações, e aqueles que estão sem máscaras recebem a proteção, que é obrigatória nas vias de Santa Teresa.
De acordo com a Secretaria de Turismo de Santa Teresa, no último feriado prolongado, que foi entre os dias 17 e 21 de abril, um sistema de barreiras sanitárias também funcionou. Na ocasião, as equipes que trabalharam nesses locais registraram a entrada de 2.350 veículos de visitantes na cidade, totalizando quase 5 mil pessoas. Esses números preocupam a secretária.
Entendemos que o turismo é um setor muito importante para o município, mas o momento é de respeitar o isolamento social. Então, com esses números, nós reforçamos as ações durante esse feriado, explicou Litke.
De acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura de Santa Teresa, no final da tarde de quinta-feira (30), o município registra 16 casos confirmados do novo coronavírus. Desses, quatro casos já são considerados curados. Outros 10 estão em isolamento domiciliar, e dois pacientes estão hospitalizados.
Na classificação mais recente do Governo do Estado, o município de Santa Teresa foi promovido do risco leve para o moderado de proliferação do novo coronavírus. A situação foi alterada, pois a cidade faz limite com Fundão, que foi alçado ao risco alto.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta