> >
Seis novas espécies de insetos são descobertas na Região Serrana do ES

Seis novas espécies de insetos são descobertas na Região Serrana do ES

Espécies de mirídeos, conhecidos como percevejos, foram encontradas por pesquisadores do Incaper na Mata Atlântica em Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá

Publicado em 20 de junho de 2024 às 10:54

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
Nomes homenageiam Incaper, pesquisadores e Venda Nova do Imigrante
Nomes homenageiam Incaper, pesquisadores e Venda Nova do Imigrante. (Incaper )

Seis novas espécies de insetos foram descobertas na Mata Atlântica em Venda Nova do ImigranteDomingos Martins e Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana do Espírito Santo. Os mirídeos, que popularmente são conhecidos como percevejos, foram encontrados por pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

A descoberta, segundo o Incaper, aconteceu durante o projeto Entomofauna do Espírito Santo, e as novas espécies foram descritas em artigo científico publicado neste mês, na revista internacional “Zootaxa”, editada na Nova Zelândia.

O engenheiro-agrônomo David dos Santos Martins, doutor em Entomologia, pesquisador voluntário do Incaper e coordenador do projeto, disse que no estudo foram identificadas 45 espécies dessa família, sendo 25 novos registros para o Espírito Santo. Destas, seis são inéditas para a ciência.

Ele explicou que os mirídeos desempenham papéis essenciais nos ecossistemas, atuando como predadores de insetos, pragas e vetores de viroses. As novas espécies foram nomeadas Eurychilella incaperanus, Knightocoris carlosleitei, Sinervus vendanovensis, Sinervus venturai, Valdasoides marisae e Valdasus carpinteiroi. Os nomes homenageiam o Incaper, pesquisadores e Venda Nova do Imigrante.

O projeto Entomofauna do Estado do Espírito Santo dedica-se à identificação da biodiversidade de insetos no Estado. Além dos mirídeos, outros grupos de insetos são estudados por meio da coleta de espécimes em diversos ambientes e regiões capixabas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais