Circulou em grupos de aplicativo de mensagem no último fim de semana um áudio referente a uma ligação em que um homem solicita uma ambulância em contato com uma central da Prefeitura de Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo, para atender um morador que machucou o pé e que teve a solicitação negada. No áudio, o atendente responde: “Não vou atender ele, não. Ele fala muito mal da administração. Manda ele ligar para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)”. O áudio pode ser conferido acima, assim como, na sequência, o posicionamento do prefeito sobre o caso.
Quem atendeu a ligação foi Eduardo Cesana, chefe da Central de Ambulâncias do município. Procurado pela reportagem para comentar o caso, ele disse que reconhece que errou e afirmou que teve uma fala infeliz e que pedirá exoneração. “A fala foi infeliz. Eu acabei de conversar com o prefeito, conversei com o secretário. Devido ao erro, que vou assumir, vou pedir exoneração”, lamentou o servidor.
Segundo Eduardo, ele recebeu a informação de que o morador que fez o pedido teve uma torção de tornozelo. “Essa pessoa que ligou falou que ela andava normalmente e tinha uma torção no pé. Não foi caso de ter quebrado ou alguma coisa, entendeu? Inclusive, o paciente tem um carro e acredito que ele veio dessa forma procurar atendimento”.
A reportagem de A Gazeta não conseguiu localizar e identificar o solicitante, autor da ligação. Após a repercussão do caso, o prefeito de Nova Venécia, André Fagundes (Podemos), compartilhou um vídeo no Instagram comentando sobre o ocorrido.
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