> >
Sesc Glória não vai precisar ser interditado após parte de marquise cair em Vitória

Sesc Glória não vai precisar ser interditado após parte de marquise cair em Vitória

Estrutura da parte que cedeu foi reforçada e uma manta de proteção foi instalada; instituição disse que está fazendo um levantamento para identificar o que aconteceu

Publicado em 7 de abril de 2025 às 11:02

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Área é isolada e equipes trabalham no local após queda de marquise do Sesc Glória(Fernando Madeira)

O Centro Cultural Sesc Glória, no Centro de Vitória, não precisará ser interditado após parte de uma marquise se desprender durante as chuvas do último domingo (6). A informação foi confirmada pela instituição na manhã desta segunda-feira (7), após a Defesa Civil ter feito uma vistoria na edificação. A rua Marcelino Duarte, que fica na lateral do prédio, segue bloqueada. 

Em nota, o Serviço Social do Comércio (Sesc) Espírito Santo informou que "já iniciou as providências para reparar e evitar novos danos. A equipe técnica de Engenharia do Sesc-ES começou a reforçar a estrutura e recompor a parte que cedeu, instalando uma manta de proteção, de forma a evitar que novos trechos da fachada se desprendam, com a chuva que permanece na região. Também já está em andamento a contratação de uma empresa para instalação de andaime, que trará mais segurança para o trânsito de veículos e pedestres nas imediações".

Raio atingiu o prédio?

As primeiras informações recebidas foram de que um raio teria atingido a estrutura, pois o desabamento se deu após um forte clarão e grande estrondo. Apesar disso, o Sesc informou que o prédio possui Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) – e o entorno também é cercado de para-raios, o que torna mínima, segundo os técnicos, a chance de ter sido um raio o causador do incidente.

"A equipe de Engenharia do Sesc-ES está fazendo o levantamento, mediante avaliação minuciosa, do que de fato aconteceu. Os profissionais estão de prontidão no edifício, trabalhando para a rápida e eficaz manutenção e resolução da situação", informou a instituição.

História do Sesc Glória

O centro cultural é mantido pelo Sesc há pouco mais de 10 anos, mas o imóvel é histórico. Conforme informações que constam no site da instituição, o prédio, inaugurado em 1932, foi o primeiro da cidade a ter cinco andares — naquela época, o mais alto de Vitória. No início, funcionou como Cine Theatro Glória, onde ocorreu a primeira exibição de cinema registrada no Espírito Santo.

A arquitetura é em estilo eclético, combinando elementos neoclássicos e art déco, e o Sesc Glória preserva sua fachada original de 1932, projetada pelo engenheiro alemão Ricardo Wright, mas seu interior foi reformado e adaptado para ser um moderno equipamento cultural.

Hoje, o Sesc Glória oferece uma diversidade de manifestações artísticas, como música, teatro, dança, cinema, exposições e literatura.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais