Shoppings vão funcionar em horário integral, mas com 50% de clientes
A medida valerá a partir de segunda-feira (07) nas cidades classificadas em risco baixo de contágio de coronavírus, como Vitória e Serra. Não valerá para Vila Velha e Cariacica, por exemplo
Publicado em 4 de setembro de 2020 às 21:51
0min de leitura
Shopping Vitória poderá funcionar em horário normal. (Divulgação/Camilla Baptistin)
Shoppings vão funcionar em horário integral, mas com 50% de clientes
Os shoppings vão poder voltar a funcionar aos domingos e nos horários normais a partir da próxima segunda-feira (07). A liberação só poderá ser aplicada nas cidades classificadas em risco baixo para contágio da Covid-19 no Espírito Santo, casos de Vitória e Serra na Grande Vitória. Os shoppings de Vila Velha e Cariacica, por exemplo, seguirão com limitações.
O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, no início da noite desta sexta-feira (04), durante pronunciamento on-line. Neste sábado (05) e domingo (06) essa flexibilização ainda não estará valendo. Porém, os estabelecimentos só poderão ter metade da capacidade do número de clientes.
Além da restrição de ocupação, as medidas de segurança como higienização, uso de máscaras e distanciamento social continuam sendo obrigatórias. As medidas são válidas até o dia 13, quando é atualizada uma nova matriz de risco que valerá a partir do dia 14, uma vez que as regras de funcionamento variam de acordo com a classificação de risco.
Casagrande foi enfático ao chamar a atenção da população para a manutenção dos cuidados. "Risco baixo não é ausência de risco. Assim como estamos avançando, podemos regredir se os casos aumentarem", ponderou.
GRANDE VITÓRIA
Como a flexibilização vale apenas para as cidades classificadas no risco baixo do mapa de risco, somente o comércio de Vitória e Serra poderão aderir às novas regras. Já quem frequenta os shoppings localizados em Cariacica e Vila Velha não terão o horário tão ampliado assim. Nestes dois municípios, o horário continua restrito de 12h às 20h e as portas fechadas aos domingos. A praça de alimentação deverá encerrar o expediente às 18h.