As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal porta de entrada para as universidades públicas do país, começam na próxima segunda-feira (22). Neste ano, serão disponibilizadas, ao todo, 264,2 mil vagas, sendo quase 7 mil no Espírito Santo.
Observar a nota de corte dos cursos no processo seletivo do ano anterior pode ajudar a entender quantos pontos serão necessários para conseguir uma vaga em 2024. E, a pedido de A Gazeta, a Gama Pré-Vestibular realizou um levantamento dos dados do Sisu 2023, referentes à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Confira:
Em 2023, as maiores notas de corte foram para os cursos de Medicina (804,69), Engenharia da Computação (800,12) e Ciência da Computação (793,88) da Ufes, enquanto as menores médias foram para Matemática Industrial (479,25), na Ufes em São Mateus, e Química (488,9), no campus do Ifes em Aracruz. Dois cursos do Ifes — Engenharia de Aquicultura e Ciência e Tecnologia de Alimentos — não chegaram a ter nota de corte, uma vez que o número de interessados foi menor do que a oferta de vagas.
A inscrição no Sisu, que vai de 22 a 25 de janeiro, é gratuita e todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 podem realizá-la, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
É preciso que o candidato tenha obtido nota acima de zero na prova de redação, e que não tenha participado do Enem 2023 na condição de treineiro (candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação).
Neste ano, serão disponibilizadas 5.026 chances na Ufes e 1.907 no Ifes, distribuídas nos diferentes campi, segundo dados preliminares do Ministério da Educação (MEC).
Uma ferramenta idealizada pela Gama Pré-vestibulares permite que os candidatos que fizeram o Enem simulem, a partir das notas, quais as chances de aprovação em cada instituição de ensino superior. Veja aqui como usar o Simulador Sisu.
No sistema, os estudantes devem informar as notas em Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e redação e escolher filtros de busca, como o curso que desejam estudar, local ou instituição.
A partir daí, será possível verificar, com base nas notas de corte de anos anteriores, quais as chances de aprovação em cada instituição: alta, média, ou baixa, considerando a nota de corte média das instituições nos processos seletivos anteriores.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta