> >
Sol reaparece, mas praias de Vitória estão todas impróprias para banho

Sol reaparece, mas praias de Vitória estão todas impróprias para banho

Depois de dias de chuva, o sol apareceu nesta quinta e a  previsão é de tempo aberto no próximo final de semana, mas testes de balneabilidade apontam resultado ruim para banhistas

Publicado em 8 de dezembro de 2022 às 18:20

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Vitória possui 26 pontos para análise de balneabilidade e todos estão impróprios ou interditados para banho nesta quinta-feira (8)
Vitória possui 26 pontos para análise de balneabilidade e todos estão impróprios ou interditados para banho nesta quinta-feira (8). (Divulgação | Prefeitura de Vitória)

Depois de semanas de chuva e tempo fechado, o sol reapareceu nesta quinta-feira (8) e a previsão é que os capixabas, enfim, tenham um sábado e domingo de tempo aberto— pena que todas as praias de Vitória estão impróprias para banho, pelo menos, até a próxima quinta-feira (15). A cidade de Vila Velha também tem pontos que devem ser evitados por banhistas.

Ao todo, a Capital conta com 26 pontos de análise de balneabilidade, dos quais 22 estão "impróprios" (bandeira vermelha) e quatro aparecem "interditados" (bandeira amarela) — grau que é considerado ainda mais grave. Entre as áreas analisadas estão Curva da JuremaPraia do Canto e Praia de Camburi.

15 pontos
estavam próprios para banho na Capital, até o dia 27 de novembro

Procurada, a Prefeitura de Vitória afirma que a atual classificação está relacionada às recentes chuvas, que aumentaram a concentração de materiais biológicos no mar, "provenientes de rios, córregos e canais". Tais níveis são contraindicados para atividades de lazer na água, como mergulho e natação.

À frente da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente (Semmam), Tarcísio Foeger prevê que a qualidade da água melhore a partir de meados deste mês. "A nossa expectativa é que, parando essa alta quantidade de chuva, a balneabilidade melhore continuamente", diz.

Em Vitória, o mapa com a balneabilidade das praias é divulgado sempre às quintas-feiras, no site oficial da prefeitura. Segundo o município, as coletas são feitas nas segundas-feiras e o respectivo relatório com o resultado das análises sai nas quartas-feiras, entrando em vigor no dia seguinte.

Situação em Vila Velha

Sem divulgar os últimos resultados dos estudos de balneabilidade, a Prefeitura de Vila Velha afirma que "as fortes chuvas dos últimos dias afetaram alguns pontos utilizados para banho, segundo a última medição, realizada no final de novembro" – mas também não indica quantas e quais são essas áreas.

"Com a chegada das chuvas, as águas do Rio Jucu se movimentam e levam com elas muitos micro-organismos, o que deixam esses locais impróprios por um determinado tempo. O ideal é que os banhistas evitem o banho de mar nas primeiras 24 horas ou até 48 horas após as chuvas", orienta.

Situação na Serra

Diferentemente da Capital, o município da Serra aparece com a maior parte das praias como "próprias para banho". Entre Carapebus e Reis Magos, são 26 pontos de coleta, dos quais apenas quatro são considerados impróprios: Jacaraípe IV, Foz do Irema, Foz do Córrego Laripe e Córrego Maringá.

Serra possui 26 pontos de coleta para análise de balneabilidade; só quatro apareciam como
Serra possui 26 pontos de coleta para análise de balneabilidade; só quatro apareciam como "impróprios" no último dia 28. (Divulgação | Prefeitura da Serra)

No entanto, tais resultados negativos são anteriores às últimas medições (feitas em 28 de novembro) e até do final de outubro, indicando que a má qualidade da água nessas regiões não estão vinculadas direta ou exclusivamente às recentes chuvas que atingiram o Espírito Santo de modo geral.

Em nota, a Prefeitura da Serra diz que "trabalha para garantir a preservação e proteção dos recursos naturais por meio de fiscalização, ações de educação ambiental e parcerias públicas privadas", como a do saneamento, que "prevê universalização da coleta de esgoto em área urbana até 2023, impactando a balneabilidade".

Situação em Guarapari

A reportagem de A Gazeta demandou a Prefeitura de Guarapari a respeito da balneabilidade das praias do município, já que os dados não são disponibilizados no site oficial. Não houve retorno até essa publicação.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais