A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alertou, nesta semana, que o Espírito Santo está vivendo um surto de Influenza, doença popularmente conhecida como gripe. De acordo com o secretário Nésio Fernandes, o cenário capixaba é uma extensão da epidemia que se iniciou no Rio de Janeiro e, pouco depois, chegou a São Paulo.
Embora o aumento no número de casos ainda não tenha impactado as internações e mortes, a Sesa articulou com os municípios do Estado uma espécie de "força-tarefa" para aplicação de 500 mil vacinas em duas semanas. O objetivo é alcançar 90% do público-alvo vacinado. Atualmente, essa taxa está em 78,6%.
Neste ano, quase toda a população pode receber o imunizante, com exceção de crianças com menos de seis meses e pessoas que tiveram reação alérgica grave à dose anterior. No final de setembro, o Ministério da Saúde também eliminou o intervalo de 14 dias entre a vacina da Influenza e a da Covid-19.
Para incentivar os capixabas a se vacinarem, a reportagem de A Gazeta entrou em contato com os principais municípios da Grande Vitória para saber como e onde as pessoas podem se imunizar contra a gripe. Abaixo, você confere as orientações de cada cidade. A lista está em ordem alfabética. Confira:
As "influenzas" são tipos de gripe e isso já ajuda a entender do que se trata a doença. Os sintomas mais comuns são: nariz escorrendo, congestão nasal, espirros, tosse, febre, dor de cabeça, mal estar, mialgia (dores musculares) e dor de garganta – que costumam desaparecer em até sete dias.
Algumas pessoas têm mais chances de desenvolver um quadro grave. É o caso de crianças até cinco anos de idade, idosos, gestantes, imunossuprimidos e diabéticos. Assim como quem possui algum problema ou doença no coração (cardiopatas) ou nos pulmões (pneumopatas).
Assim como a Covid-19, a Influenza também é transmitida por via respiratória. Ou seja, usar máscara, evitar aglomerações, deixar os ambientes ventilados e reforçar a higienização das mãos e superfícies são atitudes que ajudam a evitar a transmissão do vírus. Além da vacinação contra a gripe, é claro.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta