Terminais da Grande Vitória terão reforço de ônibus nos dias do Enem
A Ceturb afirmou que irá incrementar a frota nos terminais nos dois próximos domingos (17 e 24), com 29 ônibus extras, mas não especificou quais linhas serão reforçadas
Publicado em 15 de janeiro de 2021 às 02:00- Atualizado há 4 anos
min de leitura
Frota de ônibus nos terminais da Grande Vitória será aumentada nos dias de Enem. (Carlos Alberto Silva)
Terminais da Grande Vitória terão reforço de ônibus nos dias do Enem
Atualização
15 de janeiro de 2021 às 10:50
Depois da publicação desta matéria, a Ceturb enviou à reportagem uma atualização das informações, definindo o número de coletivos extras que estarão disponíveis. O texto foi atualizado.
A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb/ES) irá aumentar a quantidade de ônibus do Sistema Transcol disponíveis nos terminais da Grande Vitória durante os dias de provas impressas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstos para os domingos: 17 e 24 de janeiro. A companhia informou que serão 29 veículos extras, mas não especificou quais linhas receberão o acréscimo de coletivos.
A Ceturb alegou que, a exemplo dos anos anteriores, os alunos costumam fazer a prova em locais próximos de suas casas, mas, mesmo assim, a companhia decidiu incrementar a frota de coletivos nos terminais para o caso de haver um aumento na demanda. A empresa confirmou, também, que todos os terminais da Grande Vitória receberão ônibus extras.
A prova impressa do Enem começará a ser realizada neste domingo (17) e terá o segundo dia de aplicação no outro domingo (24). Entre as obrigações do estudante, estão usar máscara para impedir o contágio por Covid-19, levar para o local de prova caneta de tinta preta e documento de identificação.
REGRAS GERAIS DO ENEM
Data da prova:
Impressa: 17/01 (domingo) e 24/01 (domingo)
Digital: 31/01 (domingo) e 07/02 (domingo)
Horários:
Abertura dos portões: 11h30.
Fechamento dos portões: 13 horas. Não será permitida a entrada após esse horário.
Início das provas: 13h30.
Candidata conseguiu entrar no último instante para a prova do Enem 2019. (Carlos Alberto Silva)
O que levar no dia da prova:
Documento de identificação com foto válido: RG; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; passaporte; Carteira Nacional de Habilitação; ou Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
Caneta: deverá ter tinta preta e corpo em material transparente.
Máscara: não será permitido o acesso ao local de prova sem ela. O candidato poderá levar mais de uma máscara para uso, mas só poderá retirá-la quando for se alimentar ou beber água.
Cartão de inscrição: é recomendado que o participante o leve nos dois dias de aplicação do exame.
Local de prova:
O local de prova do participante foi informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que está disponível na página do participante e no aplicativo oficial do Enem.
O Cartão de Confirmação dos participantes que optaram por realizar a versão digital do exame estará disponível a partir do dia 15 de janeiro. Vale lembrar que as provas não serão feitas em casa. Os candidatos que fizeram a opção por esse método de avaliação terão que se deslocar até os locais da prova, que são laboratórios de informática previamente selecionados pelo Inep.
Tempo de prova:
No primeiro dia do exame, a aplicação da prova terá 5h30 de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início da prova.
No segundo dia, a duração será de 5h, contadas a partir da autorização do aplicador para o início da prova.