O Território do Bem, em Vitória, vai ganhar um espaço inédito. Será inaugurado neste sábado (15), às 8h, o Centro de Prevenção Comunitária, que atenderá até 120 crianças e adolescentes do Território do Bem, em Vitória, e tem como principal foco a prevenção do uso de substâncias psicoativas. O projeto é do Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas (PESD), também chamado de Rede Abraço, por meio da Secretaria de Estado de Governo (SEG).
Segundo o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, o Centro de Prevenção Comunitária é uma iniciativa inédita no Espírito Santo, que vai promover o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, oferecendo alternativas e suporte para evitar o envolvimento com drogas.
“O Centro de Prevenção Comunitária se inspira em experiências internacionais promissoras e sua implementação ocorrerá no chamado ‘Território do Bem’ porque acreditamos que o caminho é apostar no fortalecimento dos fatores de proteção social. Com diversas atividades socioeducativas, oficinas e equipes multidisciplinares, vamos fomentar a região e levar educação e prevenção à comunidade, desenvolvendo um ambiente acolhedor e seguro, onde crianças e adolescentes possam se sentir à vontade para participar das atividades e buscar apoio”, afirma Carlos Lopes.
Nínivy Matos, coordenadora do Centro de Prevenção Comunitária, reforça que o espaço foi projetado para que crianças e adolescentes possam desenvolver suas habilidades, praticar atividades esportivas, ter um espaço de convivência entre eles, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, gerando novas expectativas, projetos de vida e sonhos.
Inspirado nas experiências exitosas de Medellín, segunda maior cidade da Colômbia, e no “Comunidades que se cuidam”, dos EUA, o projeto da Rede Abraço é realizado em parceria com a OSC Rede Amor e Compaixão e vai atender crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, residentes nos bairros da Penha, Bonfim, São Benedito, Consolação, Gurigica, Itararé, além das comunidades do Jaburu, Engenharia e Floresta.
Durante a inauguração do Centro de Prevenção Comunitária, as secretarias do Estado vão ofertar serviços gratuitos para a comunidade. São eles:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta