> >
Tranquila ou complicada: o que dizem candidatos do ES sobre prova do Enem

Tranquila ou complicada: o que dizem candidatos do ES sobre prova do Enem

Prova começou às 13h30 e, a partir das 15h30, candidatos já poderiam deixar locais de prova; exame neste domingo (3) vai até as 19h

Publicado em 3 de novembro de 2024 às 16:12

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Caíque Rosa, de 16 anos, fez o Enem pela primeira vez e foi um dos primeiros a sair do local de prova.
Caíque Rosa, 16 anos, estudante, fez o Enem pela primeira vez e foi um dos primeiros a sair do local de prova. (Yasmin Spiegel)
Isabelle Braconnot
[email protected]
Yasmin Spiegel
[email protected]

No Espírito Santo, a previsão é de que mais de 74 mil estudantes fariam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e o primeiro dia de prova é neste domingo (3). O exame começou às 13h30 e vai até as 19h, mas alguns estudantes já finalizaram. Alguns acharam a prova tranquila, outros encontraram dificuldade.

O estudante Caíque Rosa, de 16 anos, fez prova na Estácio de Jardim Camburi e disse que gostou do tema de redação. "Achei a prova legal, e existe uma grande pressão em cima, mas achei tudo bem tranquilo. ”, contou.

Aspas de citação

Gostei muito do tema da redação, os textos de apoio estavam bons e deram muita base para o meu texto. Usei como argumentação que muito do apagamento cultural da população negra do Brasil vem do comodismo

Caíque Rosa
Estudante de 16 anos
Aspas de citação
Gabriela Abraão, de 17 anos, fez a prova pela primeira vez e relata complicação
Gabriela Abraão, de 17 anos, fez a prova pela primeira vez e relata complicação. (Isabelle Braconnot)

Já Gabriela Abraão, de 17 anos, que fez a prova pela primeira vez e está no segundo ano do ensino médio, falou que a prova foi complicada, mas disse que estava nervosa. Como era só para o treino, ela conseguiu passar pelo nervosismo e ela sentiu que precisa estudar mais para os próximos anos. Não estava tão preparada para o tema da redação, mas conseguiu desenvolver. E agora o seu objetivo para os próximos anos é foco total e mais estudo.

Lucas Henriques Santos Ferrara, 16 anos, também fez a prova pela primeira vez, para treinar
Lucas Henriques Santos Ferrara, 16 anos, também fez a prova pela primeira vez, para treinar. (Yasmin Spiegel)

Lucas Henriques Santos Ferrara, 16 anos, também fez a prova pela primeira vez, para treinar. Ele conta que achou o tema da redação bom, mas, diferentemente do Caíque, não acha que o texto motivacional ajudou. “Li o texto motivacional e fiquei com dúvida. Fora isso, achei a prova cansativa e era o que eu esperava mesmo, foi exatamente o que os professores falaram”, disse o estudante.

Isabelle Branconnot e Yasmin Spiegel são alunas do 27º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo teve edição da editora Wanessa Scardua.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais