Quase um mês depois de ter tido o acesso bloqueado, a Trilha de Furnas - também conhecida como Trilha das Águas -, no Mestre Álvaro, na Serra, voltou a ser liberada para os praticantes de aventuras. As quatro pedras que impediam a utilização da passagem foram retiradas do local pela prefeitura neste domingo (13).
Em maio, a Defesa Civil recomendou a não utilização da trilha, justamente por causa da instabilidade destas pedras. O trabalho de rolagem das rochas contou com o apoio das ONGs Guardiões do Mestre e Amigos do Mestre, além das secretarias de Meio Ambiente e Defesa Social, Guarda Municipal e Defesa Civil. Agora, o local está seguro para quem deseja se aventurar pelo caminho.
“Agora conseguimos melhorar a segurança da Trilha das Águas. Mas mesmo assim, quem quiser visitar, deve contratar guias para evitar se perder”, recomenda a chefe da Divisão de Administração de Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente, Danielle Fátima de Aquino.
O Mestre Álvaro possui ainda outras três trilhas: Norte, Três Marias e Pitanga. Monumento natural de destaque na Serra, o local possui 833 metros de altura, com vegetação e fauna da Mata Atlântica. O local foi transformado em Unidade de Conservação, sendo denominado Área de Proteção Ambiental (APA) em 1991.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta