Publicado em 23 de abril de 2025 às 18:25
Circula nas redes sociais um post falso com uma suposta mensagem enviada por um professor para os alunos afirmando que o docente da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) teria cancelado uma aula para ir ao show da Lady Gaga, que acontece no dia 3 de maio, no Rio de Janeiro. A instituição desmentiu o aluno, que admitiu que foi tudo "uma brincadeira".
O post foi publicado na última terça-feira (22) na rede social X (antigo Twitter). A mensagem contém um print (captura de tela) do suposto e-mail que o professor do curso de Biologia teria enviado aos alunos. O docente teria escrito que cancelaria a aula, pois "estaria a caminho do Rio de Janeiro para assistir ao show da Lady Gaga".
Ainda no suposto comunicado, o professor tranquilizava os alunos, afirmando que o cancelamento não afetaria o cronograma da disciplina.
Foi um print dessa mensagem que um estudante do curso de Ciências Biológicas postou na rede social, citando a instituição na legenda. A postagem viralizou e chegou a mais de 42 mil curtidas e 530 mil visualizações em apenas 5 horas. Além disso, o post dele foi republicado por outras contas da rede social.
O g1es entrou em contato com o estudante, que admitiu que a publicação era "mentira" e apenas uma "brincadeira". Ele disse que apagaria a postagem, o que não tinha sido feito até a publicação desta reportagem.
Depois de ter confirmado que o post era falso, o aluno apenas acrescentou um comentário avisando que se tratava de um conteúdo fake. No texto, ele fala: "gente, é fake pelo amor de Deus kkkkk Não acredito que caíram". Ele também trocou a foto de perfil, apagou e mudou parte de sua descrição e, posteriormente, trancou o perfil.
O g1 também procurou a Ufes, que disse apenas que "trata-se de fake news, como o próprio autor do post admitiu", fazendo referência ao comentário acrescentado à postagem feito pelo estudante. O aluno disse que não falaria mais sobre o assunto.
* Com informações do g1 ES
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta