Em preparação para a retomada das aulas de forma remota, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) não tem perspectiva do retorno presencial da comunidade acadêmica este ano em consequência da pandemia do novo coronavírus. A declaração foi dada pela pró-reitora de graduação da Ufes, Cláudia Gontijo, em entrevista nesta segunda-feira (20) ao Bom Dia ES, da TV Gazeta.
Segundo Cláudia, a Ufes está seguindo as orientações dos órgãos de saúde pública e, de acordo com a perspectiva da instituição, não existe previsão de um retorno presencial em 2020.
Ainda segundo Cláudia, a universidade está trabalhando em várias frentes para a retomada das aulas de forma remota, elaborando um edital de auxílio para fornecer os equipamentos necessários para alunos terem condições de acesso ao conteúdo a ser aplicado. Além disso, segundo a pró-reitora, o Ministério da Educação (MEC) lançou um edital para que estudantes que não têm acesso à internet recebam um pacote de dados para acesso aos conteúdos on-line.
A universidade está trabalhando, com várias equipes e todos os setores envolvidos, na busca de construção de um edital de auxílio a equipamentos, reparos de equipamentos que estão sendo feitos por estudantes e professores, para garantir o acesso a equipamentos aos estudantes que não têm. O MEC já lançou um edital que garante aos estudantes assistidos também, aqueles que não têm acesso à internet, um pacote de dados para que tenham acesso, destacou.
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) avalia retomar as aulas, de forma remota, a partir de 1º de setembro, com conclusão do primeiro semestre de 2020 no dia 19 de dezembro. A proposta de semestre letivo especial foi aprovada em reunião das câmaras de Graduação e de Pós-Graduação na última quinta-feira (16).
Foi definido ainda que caberá às coordenações de curso e aos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) a definição das disciplinas a serem oferecidas. E ainda que a proposta passará pela avaliação das câmaras locais dos 11 centros de ensino para manifestação. Uma próxima reunião da Câmara Central de Graduação está agendada para o dia 27 de julho.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta