As aulas presenciais na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) foram retomadas nesta segunda-feira (18), mas no campus de Alegre e no Centro de Ciências Agrárias e Engenharia da universidade em Jerônimo Monteiro, no Sul do Estado, o retorno foi com Restaurante Universitário (RU) fechado. Segundo a direção da instituição, houve problemas na licitação para a contratação do serviço.
A Ufes informou sobre o problema antes do início das aulas. Para o estudante do 8º período do curso de Física, Mateus Weller Ferreira Moraes, de 22 anos, a divulgação poderia ter sido feita com antecedência para que os alunos se preparassem. “O campus fornece duas refeições: almoço e jantar. Será um gasto a mais que muitos não estavam esperando”, explicou o universitário.
As aulas presenciais foram suspensas em março de 2020 por conta da pandemia da Covid-19. Desde o ano passado, as aulas passaram a ocorrer de forma híbrida para parte dos alunos da área de Saúde, assim como para servidores técnico-administrativos. Em fevereiro, o Conselho Universitário decidiu pela volta do modelo presencial.
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), por meio da Diretoria de Gestão dos Restaurantes (DGR), disse que, com as aulas em formato híbrido, houve fornecimento de marmita a partir de 22 de novembro de 2021. A diretoria informou que deu continuidade ao planejamento das contratações para o reinício da produção das refeições nas próprias instalações dos Restaurantes Universitários, que estava suspensa há cerca de dois anos.
A instituição explicou que apesar dos esforços para atender nos prazos, algumas ocorrências impediram a finalização dos processos licitatórios antes do reinício das aulas. Entre elas, estão licitações em que não apareceram interessados em vender alguns dos gêneros alimentícios e problemas de mercado causados pelo aumento da inflação.
Outro complicador, segundo a Ufes, foi a dificuldade contratar empresa fornecedora de trabalho terceirizado, por não atenderem aos requisitos mínimos previstos no edital da licitação. O reinício do serviço não foi informado pela universidade.
A Ufes finalizou pontuando que, para os estudantes cadastrados na chamada 20/2021, será assegurado o fornecimento do auxílio-alimentação.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta