Quem busca uma chance de cursar o ensino superior de graça ganhou novas oportunidades. O governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (11), o Sistema Universidade do Espírito Santo (UniversidadES), programa de fomento à educação que criou a Universidade Aberta Capixaba (UnAC), que oferecerá mil vagas para formação de nível superior a distância a partir de 2022.
Cursos na área de Tecnologia da Informação devem ser ofertados. (Pressfoto/Freepik)
Serão disponibilizadas, a princípio, 500 vagas para graduação e 500 vagas para pós-graduação em áreas como ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. O Estado não construirá uma universidade. As oportunidades serão ofertadas em parceria com instituições de ensino já existentes, com estruturas próprias.
“Muitas pessoas não fazem curso superior, pois não têm oportunidades. A gente sabe que a educação abre portas. Sonho com um Estado mais igual em termos de oportunidades. Temos um país rico, mas desigual. Sonho com um Estado sem pobreza, sem ver pessoas passando necessidade. O Espírito Santo tem muitas coisas a apresentar, como o melhor ensino médio do país. Tenho plena convicção que é a educação que nos levará a ser um Estado menos violento”, pontuou o governador Renato Casagrande durante o lançamento do projeto.
Cursos em áreas como ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática serão ofertados na nova universidade. (Annie Spratt/Unsplash e Julia Cameron/Pexels)
ENTENDA COMO VAI FUNCIONAR
Sistema Universidade do Espírito Santo (UniversidadES)
O sistema reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis técnico e superior, além da pesquisa, extensão e inovação.
Por meio do decreto que instituiu o programa UniversidadES, foi criada ainda a Universidade Aberta Capixaba (UnAC), que será responsável pela oferta de vagas.
Vagas
Serão ofertadas mil vagas por meio da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).
Serão 500 vagas em cursos de graduação e 500 vagas em cursos de pós-graduação, especialização e aperfeiçoamento.
Instituições responsáveis pelos cursos
A Universidade Aberta Capixaba (UnAC) será implantada em regime de colaboração com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), mediante a oferta de cursos e programas de educação superior e pós-graduação.
Cursos ofertados
Ainda estão sendo definidos, mas terão como foco as áreas STEAM, do inglês:
Science (Ciências),
Technology (Tecnologia),
Engineering (Engenharia),
Arts (Artes); e
Mathematics (Matemática).
Por meio da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), por exemplo, serão ofertados cursos de graduação em áreas como:
A Universidade Aberta Capixaba (UnAC) irá funcionar em formato híbrido, por meio de ensino a distância (EaD) e utilização dos polos de apoio presenciais já existentes da Universidade Aberta Brasil (UAB), em 34 municípios do Espírito Santo.
Polos de ensino a distância (EAD)
Alguns detalhes sobre o programa ainda serão definidos. Contudo, já é prevista a oferta de vagas em 35 polos de educação a distância (EAD) distribuídos em 34 municípios:
O processo seletivo para as 500 vagas de pós-graduação serão anunciadas até 15 de dezembro, para início do curso no primeiro semestre letivo de 2022.
Cada instituição contará com um processo seletivo próprio, mas o conselho criado para coordenar a oferta de vagas buscará um diálogo para unificar a seleção e incluir um critério social para a disputa de oportunidades.
Já as 500 vagas para graduação serão anunciadas em abril do ano que vem, para início do curso no segundo semestre de 2022.
A seleção, como ocorre com o Nossa Bolsa (programa de bolsas do governo do ES), será feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Quem não se inscreveu para realizar a prova do Enem deste ano não conseguirá concorrer às vagas para estudar de graça em 2022. As oportunidades, entretanto, serão contínuas, então será possível fazer novas tentativas em outros anos.