"Assim que chegarem as vacinas aqui no nosso Estado, começaremos imediatamente a aplicá-las na população." Foi com essa frase que o governador Renato Casagrande (PSB) se despediu do Espírito Santo e embarcou em um avião rumo à cidade de São Paulo, onde participará de um ato simbólico de entrega das vacinas na manhã desta segunda-feira (18).
A expectativa é que o Estado receba inicialmente cerca de 100 mil doses da Coronavac – imunizante elaborado pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, que teve o uso emergencial aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na tarde deste domingo (17), de forma unânime.
Ainda em outubro do ano passado, o governo capixaba realizou a compra de 6 milhões de seringas para aplicar a vacina contra a Covid-19 e o primeiro lote chegou nesse sábado (16). Desde aquela época, o Estado se prepara para fazer a imunização neste mês de janeiro, a depender da devida aprovação dos imunizantes.
Caso a previsão da chegada das primeiras doses ocorra, de fato, nesta segunda-feira (18), o Espírito Santo pode começar a vacinar a população mais cedo do que o estimado pelo Ministério da Saúde, que anunciou o início da campanha para a quarta-feira (20). Consequentemente, os municípios da Grande Vitória já estão se organizando. Veja abaixo:
A reportagem de A Gazeta também entrou em contato com as prefeituras de Viana e Fundão. No entanto, esses municípios não informaram as respectivas estratégias de vacinação contra a Covid-19 até a publicação desta reportagem. Assim que os retornos forem dados, esse texto será atualizado.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta