Vitória, Vila Velha e Serra vão dar início ao calendário de vacinação contra a gripe no próximo sábado (29). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu 116 mil doses do imunizante para serem distribuídas em mais de 700 salas de vacinação em todo o Espírito Santo.
Em Vitória, a imunização será realizada mediante agendamento, que já está disponível desde esta quinta-feira (27). Em Vila Velha, no sábado (29), haverá vacinação sem agendamento no Boulevard Shopping. Também é possível fazer agendamento para se vacinar em unidades de saúde.
Os moradores da Serra, por sua vez, poderão se imunizar contra a gripe no sábado (29), sem agendamento. A ação ocorrerá em dois locais do município: o Shopping Montserrat e a Unidade Regional de Saúde (URS) de Jacaraípe.
Em Cariacica, a campanha de vacinação começará na próxima segunda-feira (31), sem agendamento. As doses estarão disponíveis nas unidades de saúde da rede municipal e, aos sábados e domingos, no ponto de vacinação do Shopping Moxuara.
Já em Guarapari, a campanha de vacinação contra a gripe terá início no dia 7 de abril em todas as unidades de saúde, sem a necessidade de agendamento. O município recebeu 3.710 doses, e a vacinação ocorrerá nos horários normais de rotina de cada unidade. A Prefeitura informou, ainda, que assim que novas doses forem enviadas, a Secretaria de Saúde pretende realizar, em abril, uma campanha com horário estendido em quatro unidades: Adalberto, Kubitschek, Centro Municipal e Perocão.
A Prefeitura de Viana informou que o município aguarda o envio do imunizante por parte da Sesa para iniciar o calendário de vacinação. "A previsão é que receberemos nesta sexta-feira (28). Com a chegada o imunizante, iniciaremos a aplicação na próxima segunda (31)", disse, em nota.
A campanha de vacinação é destinada ao público prioritário definido pelo Ministério da Saúde: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; idosos; gestantes; mulheres que tiveram filho recentemente (puérperas); portadores de doenças crônicas não transmissíveis; povos indígenas; trabalhadores da saúde; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; professores das escolas públicas e privadas; membros de forças de segurança e salvamento; membros das forças armadas; trabalhadores dos Correios; trabalhadores portuários; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; caminhoneiros.
A expectativa é que 349.325 crianças de 6 meses a menores de 6 anos, 680 mil idosos com mais de 60 anos e 39.140 gestantes sejam imunizados ao longo do ano. O objetivo é vacinar 90% dos grupos prioritários do Calendário Nacional de Vacinação.
Além de fazer parte dos grupos prioritários, para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde. Portadores de doenças crônicas devem apresentar laudo médico, enquanto outros grupos devem comprovar vinculação ativa.
A matéria foi atualizada com informações das Prefeituras de Cariacica, Guarapari e Viana sobre a vacinação contra a gripe nos municípios.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta