Estagiária / nicoly.sales@redegazeta.com.br
Publicado em 27 de março de 2025 às 18:53
Vitória, Vila Velha e Serra vão dar início ao calendário de vacinação contra a gripe no próximo sábado (29). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu 116 mil doses do imunizante para serem distribuídas em mais de 700 salas de vacinação em todo o Espírito Santo.
Em Vitória, a imunização será realizada mediante agendamento, que já está disponível desde esta quinta-feira (27). Em Vila Velha, no sábado (29), haverá vacinação sem agendamento no Boulevard Shopping. Também é possível fazer agendamento para se vacinar em unidades de saúde.
Os moradores da Serra, por sua vez, poderão se imunizar contra a gripe no sábado (29), sem agendamento. A ação ocorrerá em dois locais do município: o Shopping Montserrat e a Unidade Regional de Saúde (URS) de Jacaraípe.
Em Cariacica, a campanha de vacinação começará na próxima segunda-feira (31), sem agendamento. As doses estarão disponíveis nas unidades de saúde da rede municipal e, aos sábados e domingos, no ponto de vacinação do Shopping Moxuara.
Já em Guarapari, a campanha de vacinação contra a gripe terá início no dia 7 de abril em todas as unidades de saúde, sem a necessidade de agendamento. O município recebeu 3.710 doses, e a vacinação ocorrerá nos horários normais de rotina de cada unidade. A Prefeitura informou, ainda, que assim que novas doses forem enviadas, a Secretaria de Saúde pretende realizar, em abril, uma campanha com horário estendido em quatro unidades: Adalberto, Kubitschek, Centro Municipal e Perocão.
A Prefeitura de Viana informou que o município aguarda o envio do imunizante por parte da Sesa para iniciar o calendário de vacinação. "A previsão é que receberemos nesta sexta-feira (28). Com a chegada o imunizante, iniciaremos a aplicação na próxima segunda (31)", disse, em nota.
A campanha de vacinação é destinada ao público prioritário definido pelo Ministério da Saúde: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; idosos; gestantes; mulheres que tiveram filho recentemente (puérperas); portadores de doenças crônicas não transmissíveis; povos indígenas; trabalhadores da saúde; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; professores das escolas públicas e privadas; membros de forças de segurança e salvamento; membros das forças armadas; trabalhadores dos Correios; trabalhadores portuários; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; caminhoneiros.
A expectativa é que 349.325 crianças de 6 meses a menores de 6 anos, 680 mil idosos com mais de 60 anos e 39.140 gestantes sejam imunizados ao longo do ano. O objetivo é vacinar 90% dos grupos prioritários do Calendário Nacional de Vacinação.
Além de fazer parte dos grupos prioritários, para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde. Portadores de doenças crônicas devem apresentar laudo médico, enquanto outros grupos devem comprovar vinculação ativa.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta