O Espírito Santo terá uma nova plataforma que permitirá que todos os municípios capixabas façam agendamento on-line das vacinas contra a Covid-19. Os testes e treinamentos de uso já começam nos próximos dias, e a expectativa é que a ferramenta seja homologada nas próximas duas semanas.
As informações foram divulgadas na tarde desta segunda-feira (7), durante uma coletiva virtual realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Além do agendamento, a página registrará o estoque dos imunizantes e a quantidade de doses aplicadas no Estado, de maneira mais rápida.
De acordo com o secretário Nésio Fernandes, o novo sistema permitirá "um cruzamento de dados mais fino e uma transparência com maior grau de fidedignidade". A plataforma será atualizada diariamente, assim como ocorre com o Painel Covid-19, em relação a casos e óbitos, por exemplo.
Subsecretário estadual de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin explicou que a base de informação será a mesma já utilizada. "O município registra a dose, o dado vai para uma central do Estado, que gera para o nível nacional. O que estamos fazendo é antecipar e colocar à disposição da sociedade."
A plataforma – já integrada ao Ministério da Saúde – foi desenvolvida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês) e a gerência da Sesa.
A fim de apresentar a nova ferramenta à sociedade e esclarecer possíveis dúvidas, o secretário Nésio Fernandes adiantou que haverá uma coletiva específica sobre o assunto, assim que a página estiver pronta para implementação. As datas da entrevista e da liberação do uso não foram divulgadas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta