> >
Vagas para pacientes com Covid-19 esgotam em três hospitais do ES

Vagas para pacientes com Covid-19 esgotam em três hospitais do ES

Ocupação total acontece em centros de referência de São Mateus, Colatina e Guaçuí. Secretaria de Estado da Saúde garante haver possibilidade de expansão nas unidades

Publicado em 19 de janeiro de 2022 às 19:50

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura

Três hospitais do Espírito Santo que integram a rede pública já estão com todos os leitos destinados a pacientes com a Covid-19 ocupados. Nesta quarta-feira (19), não há vagas de UTI e de enfermaria no Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus; no Hospital e Maternidade São José, em Colatina; e na Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí.

Leitos leitos exclusivos para o atendimento de pacientes com novo Coronavírus (Covid-19) no Hospital Estadual Dório Silva, na Serra.
Os leitos da pandemia são destinados exclusivamente à Covid-19 devido ao isolamento necessário entre outros pacientes. (Secom-ES | Divulgação)

De acordo com o Painel de Ocupação Hospitalar, atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Hospital Maternidade São José nem sequer tem disponibilidade para atender pacientes acometidos por outras doenças: as 118 vagas, sendo 25 para casos do coronavírus, estão ocupadas.

A segunda situação mais grave é a da Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí, no Sul do Estado, onde restam apenas três leitos de enfermaria para assistir quem não estiver com a Covid-19. Já no Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, na Região Norte, 41 vagas do mesmo tipo ainda estão disponíveis.

Tabelas mostram o número de leitos de UTI e enfermaria ocupados com pacientes com a Covid-19, no Hospital Maternidade São José(Reprodução | Painel de Ocupação de Leitos Hospitalares (Sesa))

No total, o Espírito Santo tem 479 pessoas internadas na rede pública em decorrência da Covid-19 – sendo 299 em leitos de UTI e 180 em enfermarias. O número é o maior registrado desde o dia 4 de agosto do ano passado e um reflexo da quarta onda e da explosão de casos registrada recentemente.

Na semana passada, o governador Renato Casagrande já havia alertado para o aumento das internações. No Estado, a quantidade de internados praticamente dobrou no intervalo de um mês. Ainda assim, ele ressaltou que a situação não se compara a outras vividas anteriormente.

Aspas de citação

Não há alarde ou cenário que se compare ao que vivemos nos anos de 2020 ou 2021, mas é importante que a gente siga acompanhando o nível das internações

Renato Casagrande
Governador do Espírito Santo
Aspas de citação

Nesse sentido, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, também esclareceu que ainda há uma "capacidade importante" de expandir os leitos, tanto com hospitais particulares e filantrópicos, quanto na rede própria. Quando esgotada, ele adiantou que pode haver suspensão parcial das cirurgias eletivas.

Vale lembrar que, durante a terceira onda da pandemia, no ano passado, o Sistema Único de Saúde (SUS) chegou a ter 1.098 leitos de UTI e 1.099 leitos de enfermaria no Espírito Santo. Atualmente, essa é a "capacidade potencial" do Estado, ou seja, o número máximo de vagas que a rede pública estadual pode alcançar.

76,89% de ocupação
É o percentual de ocupação de leitos da rede pública destinados à pandemia no ES nesta quarta-feira (19). Considerando os "leitos potenciais", esse índice cai para 21,8%

A Sesa também lembrou que existe um "plano de contingência" que prevê o aumento de até 300 leitos de enfermaria para atender pacientes com Covid-19 e Influenza, que podem ser disponibilizados até de fevereiro, a fim de "garantir o acesso da população à internação hospitalar".

Especificamente em relação aos três hospitais com 100% de ocupação nos leitos da pandemia nesta quarta-feira (19), a assessoria da Secretaria de Estado da Saúde informou que todos ainda têm possibilidade de expansão e reforçou que a rede é organizada por região e que os pacientes podem ser transferidos, garantindo o atendimento.

COVID-19: VEJA A SITUAÇÃO DOS DEMAIS HOSPITAIS

Hospital Estadual Doutor Jayme dos Santos Neves (Serra)

Hospital Evangélico de Vila Velha
Hospital Geral de Linhares
Hospital Infantil Francisco de Assis (Cachoeiro de Itapemirim)
Hospital Madre Regina Protmann (Santa Teresa)
Hospital Materno Infantil Menino Jesus (Itapemirim)
Hospital Santa Mônica (Vila Velha)
Hospital Vitória
Linhares Medical Center

Vagas para pacientes com Covid-19 esgotam em três hospitais do ES

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais