Olha a pipa, voando no céu... O município de Viana, na região metropolitana da Grande Vitória, aprovou a criação de um pipódromo na cidade com a promessa de lazer com garantia de segurança. O local, como o nome sugere, é voltado para a prática daqueles que soltam pipa, também conhecida como arraia e papagaio. A lei 3.269 foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito da cidade, Wanderson Bueno.
De acordo com o texto publicado no Diário Oficial do município nesta segunda-feira (9), é responsabilidade do prefeito definir onde será o "pipódromo". A Gazeta perguntou à prefeitura sobre a área. Em nota, a administração municipal informou que a proposta é disponibilizar o Parque de Exposições Alcides Daniel, em Viana Sede, para a prática. A área é aberta, com aproximadamente 6 mil metros e não tem movimentação de ônibus, motos ou bicicletas.
“O pipódromo vai possibilitar que pessoas de todas as idades se divirtam de forma segura, longe do movimento de carros e de redes elétricas. O importante é se divertir de forma segura", disse o prefeito Wanderson Bueno.
Segundo o que foi aprovado, o pipódromo tem como objetivo:
As regras determinam que o local escolhido seja em área aberta, não tenha rede elétrica, não tenha fluxo intenso de veículos ou pedestres, possibilitando que as pessoas soltem pipa com segurança. Além do local, as regras citam o material utilizado: é proibido uso de Cerol e linha chilena no pipódromo de Viana.
Ainda de acordo com o texto, a prefeitura poderá promover eventos, festivais e campeonatos de pipas. Todos os eventos organizados por populares precisam de autorização do poder executivo municipal.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta