O Brasil já acumula mais de 1 milhão de casos de dengue no ano de 2024. Diante do cenário, que conta com 214 mortos ao redor do país, sendo seis no Espírito Santo, o Ministério da Saúde promove o Dia Nacional de Mobilização contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e a Serra foi escolhida pela ministra da saúde Nísia Trindade para as primeiras atividades de conscientização.
Ao lado do governador Renato Casagrande (PSB) e do prefeito do município serrano, Sérgio Vidigal (PDT), Nísia destacou a importância das atividades que visam ao combate aos focos do mosquito.
"Quero dizer a todo o Brasil e principalmente a população do Espírito Santo, vamos lutar juntos para combater os focos do mosquito da dengue e vamos estar atentos a qualquer sinal de alerta, procurando a unidade de saúde, não usando medicamentos por conta própria e seguindo as orientações do nosso Sistema Único de Saúde (SUS)", disse a ministra, que também explicou a escolha do Espírito Santo para o lançamento da campanha.
"Nós escolhemos o Espírito Santo porque é um dos estados em situação de emergência. Teve uma situação de muitos casos no ano passado, e esse ano se repete esse quadro. Quero dizer que [vim] não só pelo quadro de dengue, mas pelo trabalho em parceria com o governador Casagrande e o prefeito Vidigal".
Por sua vez, Renato Casagrande apelou para que a população leve os filhos para que possam se vacinar. No Espírito Santo, 58.530 doses foram disponibilizadas para 23 municípios, tendo como público-alvo crianças de 10 a 11 anos. Desde a chegada da vacina, em 22 de fevereiro, apenas 6.880 crianças receberam o imunizante.
"É pouco [o número de crianças vacinadas]. É importante que as pessoas se conscientizem sobre a importância dessa vacinação", destacou Casagrande.
Com mais de 38.410 casos notificados de dengue, o Espírito Santo alcançou a marca de seis mortos confirmados pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A informação foi confirmada na manhã deste sábado (2) pelo governador Renato Casagrande. Outros 11 casos de morte estão em investigação.
Segundo a Secretária de Saúde do Espírito Santo (Sesa), as mortes foram confirmadas em Sooretama, onde um menino de 6 anos morreu em decorrência de dengue hemorrágica; em São Mateus, de uma vítima de 71 anos; em Laranja da Terra, com outra criança de 10 anos. Também houve registro em São Roque do Canaã, com uma vítima de 40 anos e em Muqui, com uma pessoa morta aos 30 anos.
Em Linhares, a Sesa confirmou a morte de uma pessoa de 93 anos. A secretaria também investiga a morte de uma mulher de 56 anos, que morreu no dia 7 de fevereiro.
Em situação de emergência decretada desde o último dia 21 de fevereiro, o Espírito Santo recebeu 58.530 doses de vacina contra a doença, tendo como público-alvo crianças de 10 a 11 anos, que receberão o imunizante em duas doses com o intervalo de três meses. Ao todo, 23 municípios capixabas receberam as doses.
Após a solenidade de abertura do Dia D, as autoridades realizaram uma visita domiciliar para demonstração de controle do vetor. Estiveram presentes o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal; a deputada federal Jackeline Rocha; o deputado estadual João Coser; o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Aguiar; a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, Socorro Gross; e a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta